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Há 60 anos, a inauguração do metro de Lisboa parecia o dia de "um Sporting-Benfica”

Metropolitano arrancou com 11 estações e milhares de passageiros curiosos.

Metropolitano arrancou com 11 estações no final de Dezembro de 1959, juntando-se o Rossio em 1963 Arquivo Metropolitano de Lisboa (ML)
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Metropolitano arrancou com 11 estações no final de Dezembro de 1959, juntando-se o Rossio em 1963 Arquivo Metropolitano de Lisboa (ML)

No dia 29 de Dezembro de 1959, o Estado e a Igreja uniram-se numa curta viagem de estreia do metropolitano em Lisboa, percorrendo o subsolo entre os Restauradores e a Rotunda (hoje Marquês de Pombal). Numa das fotografias da época vê-se o Presidente da República, Américo Tomás, ladeado por um sorridente cardeal Cerejeira e pelo então presidente do Metropolitano de Lisboa, Mello e Castro, seguidos por um conjunto de homens de fato e gravata.

Se nesse dia de cerimónia oficial os lisboetas e outros cidadãos não estavam incluídos, foi o dia 30, uma quarta-feira, que marcou de facto a história, com a estreia de verdadeiros passageiros. De acordo com o jornal República, “o público desceu em catadupa às estações do Metro”, com algumas pessoas a esperarem para entrar logo desde as três da manhã às portas de entrada dos Restauradores, Sete Rios e Entrecampos (términos da linha).

“A avalanche humana ultrapassou todas as previsões mais optimistas. Milhares de milhares de pessoas quiseram conhecer aquilo cujas obras durante tanto tempo provocaram inúmeras arrelias e engarrafamentos de trânsito”, notava o jornal. “A afluência”, dizia este diário, “só encontra paralelo num Sporting-Benfica, e as cotoveladas são inevitáveis”.

O projecto, cujas obras tiveram tapumes recortados para os alfacinhas poderem espreitar mais à vontade, tinha tido a sua génese em 1948, data da criação da empresa, com as primeiras escavações a ocorrerem em 1955. Na estreia, a rede, em formato de y e com a Rotunda a funcionar como centro, tinha 11 estações e 6,5 km de extensão.

Hoje, seis décadas volvidas e preenchidas por períodos de expansão e outros de paragens, o metro tem 56 estações – conhecidas pelos seus azulejos – , com quatro linhas independentes e 44,5 km de extensão. Já entrou em dois outros concelhos (Odivelas e Amadora) e está prestes a voltar a crescer, com duas novas estações, Estrela e Santos, que irão formar uma linha circular (depois, deverá ser a vez de Campo de Ourique e das Amoreiras) que tem sido alvo de contestação.

Pelo meio, a estação de Arroios ainda está fechada, com uma derrapagem nos prazos da obra, e a empresa, deficitária, enfrenta o desafio de, com o aumento de passageiros (169,1 milhões em 2018, o que compara com os 15,7 milhões de 1960), reforçar a capacidade de oferta com novas carruagens.

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A cerimónia oficial de inauguração, a 29 de Dezembro, contou com a presença de Américo Tomás e do cardeal Cerejeira
A cerimónia oficial de inauguração, a 29 de Dezembro, contou com a presença de Américo Tomás e do cardeal Cerejeira ML/Jacques Blomet
Estações como a da Avenida vieram dar uma nova forma de mobilidade à cidade
Estações como a da Avenida vieram dar uma nova forma de mobilidade à cidade ML/Horácio Novais
As escadas rolantes da estação Parque foram um dos grandes atractivos do metro durante muitos anos
As escadas rolantes da estação Parque foram um dos grandes atractivos do metro durante muitos anos ML/Virgilio Prazeres
Cada bilhete custava 1 escudo, preço considerado um pouco elevado pelo jornal República
Cada bilhete custava 1 escudo, preço considerado um pouco elevado pelo jornal República Arquivo ML
Em 1960 registaram-se 15,7 milhões de passagens, número que foi subindo
Em 1960 registaram-se 15,7 milhões de passagens, número que foi subindo Arquivo ML
Cais da estação do Saldanha. Posterior a 1959
Cais da estação do Saldanha. Posterior a 1959 COL. ESTÚDIO HORÁCIO NOVAIS I FCG - BIBLIOTECA DE ARTE E ARQUIVOS
A frota foi aumentando entre 1959 e 1975
A frota foi aumentando entre 1959 e 1975 ML/A Capital
A década de 70 ia assistir a um novo crescimento da rede, depois do troço Rossio/Anjos
A década de 70 ia assistir a um novo crescimento da rede, depois do troço Rossio/Anjos Arquivo ML
Em 1972 abrem cinco novas estações: Arroios, Alameda, Areeiro, Roma e Alvalade. Ao todo, existem 20 estações, e uma rede com 12 km de extensão. A empresa acaba por ser nacionalizada em 1975
Em 1972 abrem cinco novas estações: Arroios, Alameda, Areeiro, Roma e Alvalade. Ao todo, existem 20 estações, e uma rede com 12 km de extensão. A empresa acaba por ser nacionalizada em 1975 ML/A Capital
Só em 1988, 16 anos depois da chegada a Alvalade, é que são inauguradas novas estações, com duas novas extensões: Laranjeiras, Altos dos Moinhos e Colégio Militar/Luz, acompanhadas da Cidade Universitária
Só em 1988, 16 anos depois da chegada a Alvalade, é que são inauguradas novas estações, com duas novas extensões: Laranjeiras, Altos dos Moinhos e Colégio Militar/Luz, acompanhadas da Cidade Universitária PÚBLICO/Margarida Bastos
Depois da Pontinha e do Rato, no ano anterior, 1998 vai ser um marco histórico com a abertura das estações do Cais do Sodré e da Baixa/Chiado, a que se soma a primeira linha independente desde 1959. A linha vermelha, no âmbito do Expo 98, é composta pelas estações das Olaias, Bela Vista, Chelas, Olivais, Cabo Ruivo e Oriente
Depois da Pontinha e do Rato, no ano anterior, 1998 vai ser um marco histórico com a abertura das estações do Cais do Sodré e da Baixa/Chiado, a que se soma a primeira linha independente desde 1959. A linha vermelha, no âmbito do Expo 98, é composta pelas estações das Olaias, Bela Vista, Chelas, Olivais, Cabo Ruivo e Oriente PÚBLICO/Carlos Lopes
Cais do Sodré passou a ficar ligado à rede do metropolitano em Abril de 1998
Cais do Sodré passou a ficar ligado à rede do metropolitano em Abril de 1998 PÚBLICO/Pedro Cunha
Baixa-Chiado é uma estação dupla
Baixa-Chiado é uma estação dupla PÚBLICO/Luís Ramos
Obras prolongaram-se por vários anos, com um forte investimento financeiro
Obras prolongaram-se por vários anos, com um forte investimento financeiro PÚBLICO/Miguel Silva
Estação da Alameda ficou como ponto de contacto da nova linha
Estação da Alameda ficou como ponto de contacto da nova linha PÚBLICO/Pedro Cunha
Após Telheiras (2002), o metro sai do concelho de Lisboa para chegar a Odivelas, com paragens na Quinta das Conchas, Lumiar, Ameixoeira e Senhor Roubado
Após Telheiras (2002), o metro sai do concelho de Lisboa para chegar a Odivelas, com paragens na Quinta das Conchas, Lumiar, Ameixoeira e Senhor Roubado PÚBLICO/Marta Vitorino
Pouco depois de Odivelas, é a vez da Amadora, com as estações de Alfornelos e Amadora Este
Pouco depois de Odivelas, é a vez da Amadora, com as estações de Alfornelos e Amadora Este PÚBLICO/Raquel Esperança
Depois de desmontados os estaleiros, em Dezembro de 2007 abre à exploração o troço Baixa/Chiado-Santa Apolónia na Linha Azul, com as estações Terreiro do Paço e Santa Apolónia
Depois de desmontados os estaleiros, em Dezembro de 2007 abre à exploração o troço Baixa/Chiado-Santa Apolónia na Linha Azul, com as estações Terreiro do Paço e Santa Apolónia PÚBLICO/Rui Gaudêncio
Com a chegada do metro a Santa Apolónia há mais uma estação ferroviária com ligação a este meio de transporte (além da estação fluvial do Terreiro do Paço)
Com a chegada do metro a Santa Apolónia há mais uma estação ferroviária com ligação a este meio de transporte (além da estação fluvial do Terreiro do Paço) PÚBLICO/Ricardo Silva
O metropolitano de Lisboa ganha uma nova complexidade com o troço Alameda-São Sebastião
O metropolitano de Lisboa ganha uma nova complexidade com o troço Alameda-São Sebastião PÚBLICO/Miguel Manso
Depois das ligações ao nível ferroviário e fluvial, em Julho de 2012 foi a vez de o metro se ligar ao aeroporto de Lisboa, num prolongamento com três novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto
Depois das ligações ao nível ferroviário e fluvial, em Julho de 2012 foi a vez de o metro se ligar ao aeroporto de Lisboa, num prolongamento com três novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto PÚBLICO/Enric Vives-Rubio
O último prolongamento foi na Linha Azul, entre Amadora Este e a Reboleira, em Abril de 2016
O último prolongamento foi na Linha Azul, entre Amadora Este e a Reboleira, em Abril de 2016 PÚBLICO/Nuno Ferreira Santos
Hoje, seis décadas volvidas, o metro é composto por 56 estações, com quatro linhas independentes e 44,5 km de extensão
Hoje, seis décadas volvidas, o metro é composto por 56 estações, com quatro linhas independentes e 44,5 km de extensão PÚBLICO/Pedro Fazeres
Um dos seus grandes desafios é conseguir que a oferta corresponde à procura. Há um processo de compra de novas carruagens em curso, mas que vai demorar até ter resultados no terreno
Um dos seus grandes desafios é conseguir que a oferta corresponde à procura. Há um processo de compra de novas carruagens em curso, mas que vai demorar até ter resultados no terreno PÚBLICO/Daniel Rocha
O futuro passa por duas novas estações, Estrela e Santos, que irão formar uma linha circular com Cais do Sodré como ponto de contacto. Depois, deverá ser a vez de Campo de Ourique e das Amoreiras
O futuro passa por duas novas estações, Estrela e Santos, que irão formar uma linha circular com Cais do Sodré como ponto de contacto. Depois, deverá ser a vez de Campo de Ourique e das Amoreiras PÚBLICO/Enric Vives-Rubio