Detido “carteirista internacional” em Lisboa

O homem de 57 anos já estava a ser investigado desde Setembro. Foi detido este sábado pela PSP num hotel em Lisboa, após realizar dois furtos.

Foto
O suspeito furtou uma mala na zona do Saldanha, em Lisboa, colocando-se em fuga e acabando por encontrar refúgio no hall de entrada de um hotel, onde realizou outro furto, antes de ser detido miguel manso

Um homem de nacionalidade estrangeira, que se encontra em Portugal com o propósito “de cometer crimes contra turistas”, foi detido no sábado, suspeito de furtos em Lisboa, anunciou hoje a PSP, indicando que lhe foi decretada prisão preventiva.

A detenção deste homem, de 57 anos, ocorreu no âmbito do policiamento e de acções de investigação criminal na Operação Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2019/2020, após efectuar dois crimes de furto no sábado em Lisboa, informou o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis), em comunicado.

Por volta das 16h25 de sábado, o suspeito furtou uma mala, que tinha um telemóvel e bens pessoais, na zona do Saldanha, em Lisboa, colocando-se em fuga e acabando por encontrar refúgio no hall de entrada de um hotel contíguo, de “onde acabou por subtrair bens a um hóspede que estava a fazer o registo de entrada naquele momento”, adiantou a PSP, acrescentando que “todas estas acções foram levadas a cabo de forma discreta, sem que as vítimas se apercebessem”.

Com um especial dispositivo de segurança nestas zonas comerciais, face à actual época do ano, a PSP colocou investigadores para a ocorrência destes furtos, que tinham informação que apontava para que fosse este o suspeito e que “conseguiram rapidamente detectá-lo no interior do hotel, logo após o cometimento do segundo furto, acabando por efectivar a sua detenção”.

Segundo o Cometlis, o homem detido por ser suspeito da prática de dois furtos em Lisboa já estava a ser investigado desde Setembro deste ano, pelo que foi possível correlacioná-lo com “10 furtos no total, nove deles efectuados em hotéis de Lisboa e um contra turistas”, em que arrecadou bens no valor de cerca de 13.000 euros.

“O mesmo introduzia-se ilicitamente nas zonas de check-in, refeições e trânsito de clientes de hotéis, e aproveitando o frenesim sintomático destas áreas subtraía malas e bagagens das pessoas que ali se iam instalar”, explicou a PSP.

O homem detido “é conhecido pela Europa como sendo um carteirista internacional, especialista nesta tipologia criminal, encontrando-se no nosso país com único fito de cometer crimes contra turistas”, referiu o Cometlis, adiantando que o suspeito conta com vários registos de crimes cometidos em vários países da Europa, nomeadamente na Bélgica, Holanda, Finlândia, Suíça e França.

Presente em tribunal, o homem ficou sujeito à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários