Três anos depois, dezenas de produtos de sucesso

O primeiro programa de aceleração em Portugal dedicado ao design de bens de consumo apoiou mais de 20 grupos de empreendedores e deu origem a produtos e serviços reconhecidos internacionalmente. O Porto Design Accelerator nasceu em 2017 e contou com duas edições oficiais e uma pilot.

Foto
D.R.

Soluções para criar hortas na vertical e na horizontal, em grandes e pequenos espaços, uma ideia da Noocity que chegou ao Palácio de Belém, em Lisboa, mas também à La Prairie du Canal, em Paris. Mas não só. Objectos criados a partir do engaço do vinho, um projecto da Matter que despertou o interesse da conhecida marca internacional Chanel e um novo conceito de mobiliário urbano feito com materiais sustentáveis, desenvolvido pela Flowco. Estas foram alguns dos produtos de sucesso aperfeiçoados e desenvolvidos no âmbito do Porto Design Accelerator (PDA), que agora termina.

Três anos de muita aceleração

Desde que foi lançado, em 2017, este programa de aceleração – o primeiro em Portugal destinado ao design de bens de consumo – contou com duas edições oficiais e uma edição pilot. Promovido pela Startup Porto, pelo TICE.PT e a Associação Porto Digital, o Porto Design Accelerator apoiou a criação de produtos e serviços em áreas tão distintas como a moda, o sector automóvel, a cortiça, a cerâmica e a metalomecânica. Ao longo de três anos, mais de 20 grupos de jovens empresários beneficiaram de acompanhamento em matérias de cariz jurídico, financeiro, mas também na elaboração de protótipos físicos dos seus produtos, entre outros tópicos associados à expansão do negócio. O apoio dado foi adaptado às necessidades de cada grupo, de forma a que tivesse um maior impacto em cada sessão de mentoria e apoio. Além do acompanhamento de um conjunto de mentores, da disponibilização de uma sala de trabalho e de uma oficina, cada startup beneficiou ainda de uma rede empresarial da qual faziam parte parceiros como a Nokia, Ikea e Sonae. “O Porto Design Accelerator coloca os jovens empreendedores em contacto com a indústria, permitindo-lhes ter acesso a conhecimento e canais de distribuição que de outra forma demorariam anos a adquirir”, refere João Afonso, lead mentor do Porto Design Accelerator.

Foto
D.R.

Como explicado anteriormente, o Porto Design Accelerator pretendeu posicionar-se como um dos mais robustos e inovadores programas nacionais de aceleração de ideias de negócio e startups centradas no desenvolvimento de produtos com forte ligação à indústria portuguesa.

A cada edição, novos projectos

Cada edição incluiu também uma apresentação pública – o Demoday – em que os empreendedores tiveram oportunidade de fazer o pitch (apresentação) dos seus produtos e serviços a potenciais investidores. Participaram nestes eventos estudantes universitários, investidores e parceiros como a Agência Nacional de Inovação, a Portugal Ventures e a Startup Portugal. “Contámos com a presença de entidades muito importantes para o ecossistema empreendedor”, disse Luís Miguel Pinho, coordenador da Porto Global Hub, onde decorreu a última edição do Porto Acceleration Day, em Novembro deste ano.

Além do Porto Design Accelerator, a Startup Porto, principal promotor do programa, continuará a apostar em iniciativas do género. A mais recente é o Portugal Tourism Minds, que conta com dois programas de aceleração na área do turismo, apoiados pelo Turismo de Portugal. As candidaturas estão abertas até ao fim de Janeiro e o programa terá início em Março de 2020.