PS, PSD e CDS chumbam todos os projectos para restringir herbicida que pode ser cancerígeno

Organização Mundial de Saúde já alertou que o glifosato pode ser cancerígeno. Nos projectos os partidos salientavam o perigo do glifosato para a saúde humana.

Foto
direitos reservados

As propostas do Bloco de Esquerda (BE) e o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) para restringir ou banir o glifosato, um herbicida que poderá ser cancerígeno, foram rejeitadas esta sexta-feira no Parlamento com os votos do PS, PSD e CDS-PP. O PCP absteve-se nuns projectos e votou contra noutros.

Os projectos dos dois partidos sobre a obrigatoriedade de análise da água destinada a consumo humano, para ver se tem o produto, que é largamente usado no país, foram chumbados pelo PS, PSD e CDS-PP, com PCP a abster-se e os restantes partidos a votarem a favor.

BE e PAN levaram ainda a plenário dois projectos para proibir o uso de glifosato para usos não profissionais, mas PS, PSD e CDS-PP rejeitaram os projectos, o mesmo fazendo o PCP. O Iniciativa Liberal (IL) absteve-se.

O BE apresentou ainda outro projecto de lei sobre a mesma matéria, este que pretendia proibir a aplicação de produtos contendo glifosato em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação, mas os mesmos deputados (PS, PSD, CDS-PP e PCP) voltaram a votar contra. O PEV absteve-se.

Com os votos contra do PS, PSD, CDS-PP e IL foi ainda chumbado um projecto de resolução do partido ecologista Os Verdes que pedia ao Governo para tomar medidas para erradicar o uso do glifosato.

O glifosato já foi detectado em análises de rotina a alimentos, ao ar e à água, bem como à urina, ao sangue e ao leite materno.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou que o glifosato pode ser cancerígeno. Nos projectos os partidos salientam o perigo do glifosato para a saúde humana. Há estudos que indicam que há uma relação entre o herbicida e um tipo de cancro no sangue que é o “Linfoma não Hodgkin”.

A empresa Bayer, que comprou em 2018 a Monsanto, fabricante do herbicida “Roundup” (glifosato), anunciou no final de Outubro que enfrenta 42.700 processos judiciais nos Estados Unidos por causa do produto da sua filial norte-americana. A Bayer foi já condenada três vezes a indemnizar californianos doentes com cancro.

Em Portugal algumas autarquias têm vindo a anunciar o abandono do glifosato, como a câmara do Porto ou a câmara do Funchal. A Áustria já baniu a utilização do glifosato.

Sugerir correcção
Ler 25 comentários