Agente morto em tiroteio junto aos serviços secretos russos em Moscovo

Segundo o ministério da Saúde russo, cinco pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade, entre as quais dois agentes da segurança federal.

Carro
Fotogaleria
Reuters/SHAMIL ZHUMATOV
Fotogaleria
Reuters/SHAMIL ZHUMATOV
Fotogaleria
Reuters/SHAMIL ZHUMATOV
Fotogaleria
Reuters/SHAMIL ZHUMATOV

Um homem armado abriu fogo, esta quinta-feira, no átrio do edifício dos serviços secretos russos, FSB, no centro de Moscovo. Segundo o FSB, citado pela Reuters, o tiroteio provocou a morte a pelo menos um dos agentes.

Na altura do ataque decorria um evento no Kremlin para celebrar a data de fundação dos serviços secretos russos, evento que contou com a presença de Vladimir Putin. Durante um discurso, Putin elogiou os agentes pelo seu empenho no combate ao terrorismo e ao crime organizado. Momentos antes, o presidente russo tinha acabado de dar a sua conferência de imprensa anual, que durou quatro horas. 

O FSB suspeita que o ataque possa ter sido planeado de forma a coincidir com o discurso de Putin. Os serviços secretos russos revelaram, citados pela agência Interfax, que o atirado foi “neutralizado” e que as autoridades estão a tentar apurar a sua identidade. No entanto, não há ainda certezas sobre o que poderá ter estado na origem do ataque.

De acordo com informações divulgadas pelo FSB, várias pessoas ficaram feridas durante o tiroteio. Segundo o ministério da Saúde russo, citado pela Interfax, cinco pessoas (incluindo dois agentes da segurança federal) ficaram feridas, algumas delas com gravidade.

Os repórteres da Reuters revelam ter ouvido vários tiros durante o final da tarde, assim como uma alegada explosão. De acordo com testemunhos não confirmados, os bombeiros poderão ter desactivado explosivos deixados no local pelo atirador. Uma testemunha revelou ainda à Reuters ter visto o corpo de um agente da autoridade morto. Fonte anónima disse que o tiroteio teve início pelas 17h40 (hora local).

Segundo os media russos, citados pelo jornal The Guardian, o homem atacou a recepção do edifício na rua Lubianka, sede do FSB e que na era comunista albergada o KGB.

Há notícias que dão conta de que o atirador se barricou num prédio vizinho, tendo sido morto pelos serviços de segurança.

Após o tiroteio, as forças especiais russas foram enviadas para o local e houve relatos dando conta de cinco ambulâncias terem partido em direcção a hospitais.

A polícia criou um cordão de segurança em redor da zona e foi declarado o estado de alerta em toda a cidade de Moscovo.

Notícias divulgadas anteriormente sugeriam que tinham estado envolvidos no tiroteio três atacantes, mas o FSB já negou tais informações.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários