Bispo do Porto revela intenção de edificar um novo templo no Monte da Virgem em Gaia

Prelado admite que, a erguer-se o templo, “será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima”.

Foto
Manuel Linda, actual bispo do POrto, quer reforçar importância do Monte da Virgem Manuel Roberto

O bispo do Porto revelou existir a intenção de requalificar o espaço do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, e ali edificar um novo templo, razão pela qual tem mantido reuniões com os responsáveis pelo local. “Reuni com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem, Gaia) para a revalorização do espaço e edificação de um novo templo. Com a bênção de Maria, será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima. Haverá novidades brevemente”, escreveu, na quarta-feira à noite, Manuel Linda na rede social Twitter.

Contactada esta quinta-feira pela agência Lusa, fonte da Diocese do Porto confirmou que “esta semana ocorreram reuniões entre o bispo e a Confraria Monte da Virgem Imaculada”. “O projecto está numa fase muito embrionária, mas há intenção e vontade de requalificar aquela zona. Será algo que honrará muito a Diocese e o concelho de Vila Nova de Gaia”, referiu a mesma fonte.

A confraria, que é tutelada pela Diocese do Porto, é a entidade proprietária de um espaço no Monte da Virgem onde está edificada uma igreja. O santuário do Monte da Virgem localiza-se na margem esquerda do rio Douro, num extremo da freguesia de Oliveira do Douro, de frente para a cidade do Porto. Inicialmente conhecido como Monte Grande, viu o seu nome alterar-se com a construção, iniciada em 1905, da Capela à Virgem Imaculada, inaugurada em 1937.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários