Bispo do Porto revela intenção de edificar um novo templo no Monte da Virgem em Gaia

Prelado admite que, a erguer-se o templo, “será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima”.

Manuel Linda, actual bispo do POrto, quer reforçar importância do Monte da Virgem
Foto
Manuel Linda, actual bispo do POrto, quer reforçar importância do Monte da Virgem Manuel Roberto

O bispo do Porto revelou existir a intenção de requalificar o espaço do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, e ali edificar um novo templo, razão pela qual tem mantido reuniões com os responsáveis pelo local. “Reuni com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem, Gaia) para a revalorização do espaço e edificação de um novo templo. Com a bênção de Maria, será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima. Haverá novidades brevemente”, escreveu, na quarta-feira à noite, Manuel Linda na rede social Twitter.

Contactada esta quinta-feira pela agência Lusa, fonte da Diocese do Porto confirmou que “esta semana ocorreram reuniões entre o bispo e a Confraria Monte da Virgem Imaculada”. “O projecto está numa fase muito embrionária, mas há intenção e vontade de requalificar aquela zona. Será algo que honrará muito a Diocese e o concelho de Vila Nova de Gaia”, referiu a mesma fonte.

A confraria, que é tutelada pela Diocese do Porto, é a entidade proprietária de um espaço no Monte da Virgem onde está edificada uma igreja. O santuário do Monte da Virgem localiza-se na margem esquerda do rio Douro, num extremo da freguesia de Oliveira do Douro, de frente para a cidade do Porto. Inicialmente conhecido como Monte Grande, viu o seu nome alterar-se com a construção, iniciada em 1905, da Capela à Virgem Imaculada, inaugurada em 1937.

Sugerir correcção