Aumentos de 0,3% não são “uma notícia assim tão má”

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública defende os aumentos para 2020 e admite que em 2021 podem subir mais que a inflação. Sobre ADSE, lança a ideia da mutualização e sobre o PREVPAP diz que o plano é evitar novas formas de precariedade no futuro.

Foto
daniel rocha

Alexandra Leitão alinhou, em entrevista do Eco, os argumentos sobre os aumentos na função pública com as explicações de Mário Centeno sobre o Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020), apesar de esta tutela já ter saído do Ministério das Finanças. “É importante que situemos o crescimento da massa salarial. Os 0,3% são apenas uma parcela desse crescimento, que anda na casa dos 3,2% de aumentos com progressões, com o efeito total do descongelamento, com as promoções e com algumas outras valorizações além da atualização”, reiterou, acrescentando que “esse aumento deve ser visto neste enquadramento, que ascende a cerca de 715 milhões de euros”.

Perante a iminente tomada de posição sindical de protesto contra estes aumentos, a ministra da Administração Pública deixa claro que não vê os aumentos de 0,3% “como uma notícia tão má assim, muito menos uma abertura de guerra com os sindicatos”. E deixa a porta aberta a superar os aumentos anunciados para 2021, que deverão ser iguais à inflação, estimada entre 1% e 1,1%. Aumentos de “1% é o mínimo, daí que a negociação possa levar-nos mais longe, depende de vários factores. Não estou a dizer que vá acontecer, mas que 1% é o mínimo. E, portanto, é no Orçamento para 2021 que haverá uma abertura mais expressiva para aumentos salariais”, resume.

Sobre uma eventual greve na função pública – os sindicatos vão divulgar esta sexta-feira novas formas de protestos contra o OE 2020 , Alexandra Leitão refere que “já é um cliché dizer que é a greve é um direito, que a manifestação é um direito constitucionalmente garantido. Mas, como todos os clichés, ou quase todos, é absolutamente verdade”.

Acerca da ADSE, a ministra revela que as novas tabelas de preços com os privados já não serão publicadas este ano, como ficou acordado entre as partes, “porque a negociação ainda não está terminada”, e define a mutualização como uma prioridade. “Encaro muito a minha tarefa na ADSE como um esforço para a preparar para uma mutualização. Creio que esse é o caminho que a ADSE deve seguir”, explica, acrescentando que “a ADSE é hoje em dia inteiramente financiada pelos seus beneficiários e, a partir do momento em que é inteiramente financiada pelos seus beneficiários, deve ser gerida pelos seus beneficiários”.

Sobre a outra prioridade do seu mandato, o saneamento financeiro da ADSE, Alexandra Leitão defende que “um alargamento controlado pode ser uma solução, não esquecendo contudo que o subsistema da ADSE é um subsistema dos trabalhadores públicos. Portanto, esse alargamento tem de ter isso em mente”, admitindo que em causa deverão estar “contratos individuais de trabalho”.

Já no que diz respeito ao PREVPAP- Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública, a ministra que também tem a pasta da Modernização do Estado, admite a dificuldade administrativa da máquina pública em lidar com um processo tão complexo, mas recusa falar de falhanço. “Havia muitos casos e muita tipologia de casos diferentes, com trabalhos parciais, com trabalhos integrais, com vários horários, com vários tipos de vínculos diferentes, desde bolseiros, até prestadores de serviços, passando por contrato a prazo… Portanto, a análise de toda esta filigrana em vários ministérios sectoriais, independentemente de o prazo não ter sido de facto cumprido, acho que nunca pode ser considerado um falhanço, pela ambição do próprio programa”, destaca, comprometendo-se a “terminá-lo o mais rapidamente possível”.

De seguida, promete, neste âmbito, “partir para uma avaliação desse programa e prevenir novas formas de precariedade”. “A minha ideia, no âmbito daquela ideia de dar orientações à Administração Pública, é actuar da seguinte forma: contrata-se uma pessoa por um ano, é possível, porque é uma situação pontual, de um projecto. E depois se nós percebemos que aquela pessoa ou aquela função vai ser precisa [durante] mais um ano ou outro, a essa pessoa deve-lhe ser aberto um contrato a tempo indeterminado”.

E dá um exemplo: “sempre que um serviço tenha uma pessoa cuja função se perpetue por mais de três anos, deve abrir o concurso para um contrato a tempo indeterminado. Isto não é um PREVPAP, é uma orientação para prevenir a necessidade de um novo PREVPAP”.

Sobre a pré-reforma – criada em 2019 mas sem aplicação prática ainda -, Alexandra Leitão admite que o “decreto regulamentar que o prevê precisa de alguma densificação nas suas dimensões várias, que acho que deve ser uma densificação diferente de sector para sector. Por exemplo, os professores são, a meu ver, uma classe profissional em que a pré-reforma faz muito sentido”. E completa: “o mecanismo da pré-reforma não pode ser encarado apenas ou essencialmente como um direito do trabalhador; é um mecanismo gestionário. E portanto, em áreas onde ocorra necessariamente uma duplicação, se calhar não são as áreas adequadas para aplicar o mecanismo da pré-reforma”.

No entanto, continua, “há muitas outras áreas sectoriais onde isso faz sentido. Em todas aquelas onde, por exemplo, à medida que a idade avança, as pessoas deixam de fazer determinado tipo de funções”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários