Presidente do Boavista constituído arguido após buscas à SAD do clube

Vítor Murta é um de sete arguidos em operação que investiga suspeitas de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Instalações do clube foram alvo de buscas na manhã desta quarta-feira.

Foto
Vítor Murta, presidente do Boavista Rui Farinha / Lusa

O presidente do Boavista, Vítor Murta, foi constituído arguido numa operação que investiga suspeitas de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro, apurou o PÚBLICO. Esta quarta-feira, a Polícia Judiciária (PJ) levou a cabo buscas na SAD do Boavista. Ao todo foram constituídos sete arguidos, seis singulares e um colectivo, confirmou a Procuradoria-Geral Distrital do Porto em comunicado.

Ainda durante a manhã desta quarta-feira, a PJ adiantou que foram realizadas dez buscas domiciliárias e três buscas não domiciliárias — que incluíram dois escritórios de advogados, duas sociedades anónimas e dois cofres bancários. “Para o branqueamento foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos”, detalha esta autoridade. A PJ revela que foram identificadas vantagens patrimoniais no valor de “milhões de euros”.

As diligências, em que participaram também elementos da Autoridade Tributária, visam uma empresa de organização de eventos desportivos. O PÚBLICO sabe que a empresa em questão é a Fun Addict, responsável pela activação de patrocínios desportivos. Os serviços desta entidade já foram utilizados pelo emblema do Bessa. A Fun Addict também chegou a trabalhar em eventos da Liga e Federação Portuguesa de Futebol.

Esta empresa é propriedade de Paulo Jorge Lopes Santos Silva, irmão de Eduardo Silva, principal arguido no Processo Fénix. Neste caso foi investigado um alegado exercício ilícito de segurança privada da empresa SPDE, na qual "Edu”, como era conhecido, desempenhava a função de sócio-gerente. Foi absolvido dos principais crimes e multado por posse de arma ilegal no âmbito desse processo, que também envolveu dirigentes do FC Porto

“Confirma-se a realização de buscas no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto”, informa a Procuradoria-Geral da República.

Além do Porto, as buscas tiveram lugar em Guimarães, em Gaia e na zona de Aveiro. O segundo clube desportivo alvo de buscas foi o Grupo Desportivo da Gafanha, em Ílhavo.

Numa publicação de Facebook, o clube confirmou que foi alvo de buscas na manhã desta quarta-feira, garantindo que os visados pela investigação são as empresas que têm ou tiveram acordos comerciais com o Boavista. “Queremos deixar claro que nenhum dirigente ou quadro da iinstituição Boavista foi alvo de buscas domiciliárias por parte das Autoridades”, finalizam.

Em declarações à Lusa, o presidente do Grupo Desportivo da Gafanha​, Carlos Peleja, confirmou que inspectores da Judiciária estão nas instalações do clube “a ver a contabilidade entre 2015 e 2017”, que corresponde ao período da direcção liderada por João Paulo Ramos. “Não temos nada a esconder. Facultámos toda a informação pretendida”, disse Carlos Peleja.

Segundo o mesmo responsável, pelas 13h, os inspectores ainda se encontravam nas instalações do clube que na época passada desceu ao campeonato distrital da Associação de Futebol de Aveiro.

“De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de actividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos”, indica a Judiciária. Os suspeitos, especifica o comunicado, “serviam-se de diferentes ferramentas, entre as quais a utilização de facturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos”.

A empresa de organização de eventos desportivos terá tido um papel central em todo o esquema criminoso, por via de um dirigente seu que é adepto do Boavista. Ninguém foi detido esta quarta-feira, nem é previsível que venha a sê-lo. Esta investigação teve início há três anos. 

Para o branqueamento “foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos”. Para concretizarem as actividades ilícitas, “os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado”.

As buscas envolveram 80 efectivos, entre magistrados judiciais e do Ministério Público e inspectores da PJ e da Direcção de Finanças do Porto.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários