Um livro para folhear profissões (e escrever carreiras)

O Importante é Gostar é um guia para adolescentes que “tomam decisões sem conhecerem as várias opções disponíveis”. Reúne o testemunho de 160 profissionais entrevistados por Rui Passos Rocha — que quis ser professor, estudou jornalismo e é, afinal, editor digital. Livro é apresentado esta terça-feira, 17, em Lisboa.

Foto
Bethany Legg/Unsplash

Rui Passos Rocha queria ser professor do ensino primário, como os pais, até um anúncio num jornal regional o ter posto de caneta na mão. Decidiu, no 10.º ano, que ia ser jornalista. Fez a licenciatura, mestrado e estágios em Ciências da Comunicação, foi director do jornal académico ComUM e, depois, aventurou-se num outro mestrado em política e decidiu que não ia, afinal, atirar-se ao jornalismo. Aos 33 anos, é editor digital, tem aquilo a que chama “um percurso não linear” em comunicação de ciências e cultura e acaba de lançar O Importante é Gostar, um guia que reúne o testemunho de 160 profissionais, de actor a youtuber.

Com uma profissão em cada página, Rui quer pôr adolescentes e jovens adultos (e não só) a folhearem possíveis futuros, “mais directos ou mais ziguezagueantes”, guiados por quem sente que acertou na carreira. Como a física Helena Braga, o assistente social José António Pinto, a pescadora Maria José Neto, o gamer Ricardo Pacheco, a programadora Helana Santos, a designer de UI/UX Sílvia Otto Sequeira, a jornalista do PÚBLICO Joana Gorjão Henriques ou o calceteiro Fernando Correia.

A lista de entrevistados, 80 homens e 80 mulheres de diferentes idades e habilitações literárias, que começaram a trabalhar aos 13 anos ou que ainda continuam na universidade com bolsas de investigação, foi seleccionada pelo editor. “Todas elas são muito trabalhadoras, exercem com grande sentido de missão e têm um discurso muito positivo”, comenta Rui Passos Rocha, ainda que não deixem de mencionar a falta de oportunidades, a grande rotatividade ou as remunerações baixas em certos empregos.

Foto
O Importante é Gostar está à venda online por 11 euros. Metade do valor reverte a favor das Aldeias de Crianças SOS. DR

Todos os representantes escolhidos começam por relatar os “pontos positivos e negativos da profissão, as competências técnicas e sociais necessárias para a exercer” e deixam, no final, conselhos e observações feitas ao longo dos anos de trabalho. O livro, uma edição de autor, é apresentado na Livraria Ler Devagar, esta terça-feira, 17 de Dezembro, e a 22, no Mira Fórum, no Porto. Está à venda online por 11 euros (portes incluídos) e metade dos lucros revertem a favor da Aldeias de Crianças SOS.

O fundamental? “Ter interesse pelo mundo”

O Notícias de Valongo nunca chegou a publicar o artigo “isento” — achava ele, “altamente adjectivado”, sentenciaram os editores — que o aspirante a jornalista lhes enviou. “Se o fim do 9.º ano é ou não cedo para tal decisão [escolher uma área de estudos]​, não sei. Não é esse o âmbito do livro”, escreve Rui Passos Rocha, na introdução. “Este guia parte da intuição de que muitos adolescentes decidem com pouco conhecimento sobre as várias opções disponíveis. Como foi o meu caso.” 

Para aprofundar a leitura além dos relatos apresentados, o autor sugere a leitura da Classificação Portuguesa das Profissões, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística. Desde 2015 está também disponível, de forma gratuita, a Design The Future, uma ferramenta online que permite aos estudantes ou jovens prontos a entrar no mercado de trabalho comparar interesses e capacidades com saídas profissionais. O site disponibiliza também entrevistas e um vídeo do dia-a-dia em diferentes profissões e actividades profissionais existentes, incluindo algumas bem recentes como neuromarketeer ou astrobióloga.

Foto
Rui Passos Rocha, 33 anos, autor do guia O que Importa é Gostar DR

Antes de começar as entrevistas, Rui procurou perceber se “aquilo que estava a fazer era exactamente o que queria fazer”.​ "Talvez essa procura esteja na base da ideia para o livro”, pensa, durante a conversa. "Eu, de facto, já ia bastante satisfeito todos os dias para o trabalho”, percebeu. É responsável por newsletters semanais, gere as redes sociais e sites da Fundação Francisco Manuel dos Santos e entrevista cientistas e autores dos livros que a fundação publica. 

Perguntámos: o que é preciso para ser editor digital? “Diria que para fazer exactamente aquilo que eu faço (se me quiserem um dia roubar o emprego) devem ter interesse por muitas áreas do saber, uma curiosidade ampla de quem gosta de saber o essencial de culinária, mas também sobre ciência da saúde ou ciências sociais, e ter noção daquilo que vai sendo publicado em livros, sites, seguir bons jornais online, boas publicações”, enumera. Ou, como vários dos intervenientes no livro sublinham, “ter interesse pelo mundo”.

Sugerir correcção
Comentar