Quando o amor nos chega numa bandeja

Este Natal reinvente tradições e crie ementas diferentes que vão surpreender amigos e família. Se todos já sabem que quando cozinha é com amor, ingrediente a ingrediente, surpreenda-os com pratos criativos e repletos de sabor.

Foto
GettyImages

O Natal é tempo de partilha. É tempo de juntar os que mais amamos à mesa e desfrutar de uma refeição demorada, saborosa e aconchegante. As carnes suculentas transportam-nos para as nossas raízes ancestrais, para o Natal rural que comemorávamos na infância com os nossos avós. Recrie sabores que os seus amigos e familiares parecem já ter esquecido, sem demorar horas na cozinha. Como? Trocando os tachos pela grelha. Se tiver um espaço exterior, pode até convidar os mais próximos para um almoço de Natal ao ar livre. Junte a família para uma refeição divertida, com um grelhado em que todos podem participar, mas não se esqueça de assumir o papel de chef. Grelhar carne tem os seus segredos, mas com algum talento - e as nossas dicas - o resultado vai ficar na memória de todos por muitos e bons anos.

Qualidade e simplicidade: os segredos-chave

Simplicidade e qualidade são palavras de ordem quando se junta família e amigos à mesa. Mas, antes de pôr ‘mãos à obra’, o primeiro passo é escolher matéria-prima de qualidade superior. A carne deve ser fresca e macia, o principal atributo da qualidade que está relacionado com factores como o posicionamento do músculo e a sua solicitação. E é aqui que entra a importância de ter um conhecimento profundo da técnica de corte já que o corte a que a carcaça é submetida gera peças com características e classificação em categorias diferentes.

Após escolher a peça certa, chega a hora de a preparar. Os nacos de carne devem ser distribuídos pela grelha bem quente e depois temperados apenas com sal grosso e muito amor. O lume deve estar forte no início e as brasas incandescentes devem estar distribuídas de forma regular. A grelha deve estar a uma distância de aproximadamente de 10 cm das brasas. Quando começarem a surgir pequenas gotas de sangue à superfície, vire a carne, sem a picar, de modo a que não perca a suculência. A carne só deve ser virada uma vez. Tradicionalmente é servida mal passada, mas o tempo que permanece na grelha depende dogosto pessoal. Para dar um toque de originalidade acompanhe com batata-doce e uma salada colorida de alface, tomates cherry de várias cores, pepino, nozes e passas. ​

Foto

Carne: a estrela dos jantares de Natal

Sabemos que na época natalícia a agenda fica repleta de encontros e é natural que falte a imaginação para apresentar uma ementa que possa agradar a todos. É para isso que nós cá estamos: para lhe sugerir novas receitas onde carne é o ingrediente - estrela. Para cada momento uma peça diferente, para cada companhia a peça certa. 

- Carne maturada 

O Natal pode ser um excelente pretexto para marcar a diferença. Opte por uma carne maturada ou envelhecida que tendo ficado a repousar numa câmara frigorífico ao longo de 21 dias, em condições de temperatura e humidade rigorosamente controladas para estimular a actuação natural das enzimas, fica muito mais macia e saborosa. Se grelhar esta carne, acredite que todos vão notar que estão a comer algo muito especial num Natal de verdadeiro bom gosto.​

 - Tomahawk

Foto
Tomahawk FORTUNNA

O corte conhecido como Tomahawk, um bife grosso com costela e uma apresentação impressionante, ficou conhecido como a “carne dos Flintstones” e fica muito saboroso na grelha. Com uma suculência excepcional, evite colocar muito sal para não tirar o sabor marcante da carne. Deixe descansar antes de servir para o calor do osso se disseminar, assim como o suco da carne. Antes de levar para a mesa e deliciar os seus convidados deve cortar: primeiro, retirando a carne do osso; e depois fatiar perpendicularmente à linha em que se encontrava o osso. Acredite que com este pitéu vai surpreender neste Natal. 

- Carré

 Se os amigos ou colegas de trabalho que decidiu convidar para jantar gostam de sofisticação aposte num clássico da cozinha internacional. O carré é sinónimo de bom gosto. De véspera coloque a carne numa marinada com azeite, vinho, alho, tomilho, louro, sal, pimenta e noz-moscada. No dia seguinte, leve a carne ao forno a 140 graus numa assadeira untada com manteiga. Sobre a carne coloque casca de laranja ralada. A cada 20 minutos, regue a carne com a marinada, coada. No final, apure o molho, acrescente um bom vinho branco e reduza. Avelude com manteiga e fica pronto a servir.

- Bife Três Pimentas

Foto
Bife Três Pimentas FORTUNNA

Existem receitas que permitem apreciar toda a qualidade de um bom bife da vazia. Fácil de preparar, vai deliciar todos e trazer alegria ao ambiente de uma noite de inverno em tempo de festa.

Tempere os bifes da vazia com dentes de alho picados finamente. Leve uma frigideira ao lume com a margarina e deixe derreter. Coloque o azeite e, quando este estiver quente, adicione os bifes e deixe-os fritar de ambos os lados a gosto. De seguida retire os bifes do lume, coloque-os num prato e tempere com uma pitada de sal fino. Na frigideira onde grelhou os bifes, deite as natas e os grãos de pimenta, mexa bem e deixe cozinhar até engrossar. Volte a colocar os bifes na frigideira, envolva-os no molho e deixe aquecer. Retire e sirva com batatas fritas. Que delicia!

- T-Bone no forno

Agora imagine: lareira acesa, família reunida e um T-Bone no forno. Já ouviu falar deste corte, um osso em formato de T com carne dos dois lados? Para quem procura um Natal sofisticado, o T-Bone, uma carne com corte especial, é uma opção suculenta e muito saboroso. Antes de começar acenda o forno na temperatura máxima durante 15 minutos. Num recipiente faça uma cama de sal grosso e posicione as peças de carne. Espalhe mais sal grosso por cima da carne e leve ao forno. Deixe a carne assar. Retire do forno e remova o máximo de sal que conseguir. Para finalizar grelhe rapidamente a carne numa frigideira com um fio de azeite.

- Tornedó com Roquefort

Foto
Tornedó Fortunna

Para finalizar, anote uma sugestão irrecusável para os apreciadores de queijo: Tornedó com Roquefort. Uma verdadeira tentação para o Natal! Tempere os bifes com sal, pimenta, louro e alho. Coloque numa frigideira com azeite a corar até ficarem no ponto. Retire, deite vinho branco, alho esmagado, louro e uma noz de manteiga. Por fim, coloque o queijo Roquefort sobre os tornedós e leve ao forno, a 180 graus, no máximo cinco minutos. 

Confesse: é ou não é de deixar água na boca? Neste Natal coloque todo o seu amor à mesa partilhando carnes de qualidade com todos os que deseja ter sempre por perto. Boas festas e… bom apetite!