Vuelta passa de novo por Portugal — mais de 20 anos depois

Autarca de Viseu confirma que a Vuelta irá passar pela cidade. Mas a prova pode passar por mais pontos em Portugal: Viana do Castelo e Porto.

Foto
Volta a Espanha JAVIER LIZON/EPA

Em 2020, a Volta a Espanha vai passar por Portugal, confirmou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques,​ à TSF. A edição do próximo ano da mítica Vuelta vai começar na Holanda, passar por França e Portugal e terminar em Espanha, escreve o jornal espanhol Marca. A apresentação oficial da próxima edição da volta a Espanha acontece esta terça-feira.

A passagem por Viseu está programada para o dia 4 de Setembro de 2020: um momento “histórico” para o município. “É importante pela ligação que Viseu tem ao ciclismo, mas também pela promoção da região no mercado espanhol”, afirmou o autarca à TSF. A penúltima etapa da volta a Espanha parte de Viseu e termina em Ciudad Rodrigo, já do outro lado da fronteira.

De acordo com os planos apresentados pela Marca, não é a única cidade portuguesa na rota da Vuelta: também Viana do Castelo, Porto e Matosinhos serão palco de uma etapa, que parte de Mos, Pontevedra, na Galiza, a 3 de Setembro. 

Será um regresso da prova a solo português. Em 1997, a prova partiu de Lisboa, por ocasião da comemoração da Expo’98. Foi a primeira vez que a Volta à Espanha partiu de um país estrangeiro. A prova contou com três etapas em Portugal: Lisboa-Estoril, Évora-Vilamoura e Loulé-Huelva.

Em 2020, parte novamente de uma cidade estrangeira: Utrecht, na Holanda. Antes da derradeira etapa, vai passar ainda por Tourmalet (França).

Sugerir correcção
Comentar