PS lidera intenções de voto e Livre perde quase metade da votação

Estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, colocando Luís Montenegro ligeiramente à frente de Rio.

Foto
Francisco Romao Pereira

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em Outubro.

Num estudo efectuado pela Eurosondagem para o jornal Sol e o Porto Canal, os socialistas seguem na frente com mais 0,7 pontos percentuais do que o resultado alcançado nas legislativas de Outubro passado.

O PSD obtém 26,9% das intenções de voto, menos 0,9 pontos percentuais do que o “score” conquistado nas eleições de Outubro, ficando a 10,2 pontos de distância do PS.

Exactamente com o resultado das legislativas, 9,5%, surge o BE, enquanto a CDU, que junta PCP e PEV, obtém 7,1%, mais 0,8 pontos percentuais do que em Outubro.

O CDS e o PAN surgem quase a par, com uma ligeira vantagem para os centristas. O CDS conquista 3,6% (-0,6 pontos percentuais do que nas legislativas) e o PAN 3,5 (+0,2 pontos).

Entre os três partidos que se estrearam na Assembleia da República em Outubro, destaca-se pela negativa o Livre, que, depois da polémica entre a sua deputada única, Joacine Katar Moreira, e a direcção do partido, fica reduzido a praticamente metade da votação registada nas legislativas.

O Chega continua a liderar o segmento dos novos partidos parlamentares, alcançando 1,9%, subindo 0,6 pontos percentuais em relação ao resultado das legislativas.

A Iniciativa Liberal regista 1,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que em Outubro.

Disputa renhida no PSD

O estudo também se debruça sobre a corrida à liderança do PSD, com Luís Montenegro a alcançar a preferência dos inquiridos, tanto do universo em geral, como dos inquiridos que disseram votar nos sociais-democratas.

À pergunta “quem prefere para líder do PPD/PSD e candidato a primeiro-ministro”, 25% dos inquiridos responderam Luís Montenegro, 24,1% Rui Rio, e 13,8% Miguel Pinto Luz, com 37,1% na categoria de dúvidas, não sabe ou não responde.

A mesma questão colocada aos inquiridos que responderam votar no PSD, Montenegro segue à frente, com 27,4%, seguido de Rui Rio, com 24,2%, e Miguel Pinto Luz, com 15,4%, e 33% na categoria dúvidas, não sabe ou não responde.

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1019 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,07%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários