Central Hidroeléctrica do Tua vence Prémio Arquitectura do Douro 2019

É a segunda vez que Souto de Moura é distinguido pelo Prémio Arquitectura do Douro, que tem como objectivo promover as boas práticas arquitectónicas numa região classificada como Património Mundial.

Foto
Central Hidroeléctrica da Barragem de Foz Tua. Luís Ferreira Alves

A Central Hidroeléctrica do Tua, uma obra com assinatura do arquitecto Eduardo Souto de Moura, foi a vencedora do Prémio Arquitectura do Douro 2019. O anúncio foi feito este sábado, 14 de Dezembro, numa sessão que decorreu no Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, e que coincidiu com as comemorações dos 18 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO.

O edifício começou a ser construído em 2011 e é composto por uma sala de máquinas parcialmente embutida no monte que ladeia o complexo, uma tentativa do arquitecto portuense em diminuir o impacto paisagístico e visual da construção. Na superfície estão instaladas peças transformadoras que, pela sua natureza, teriam obrigatoriamente que ser alojadas no exterior.

Foto
Luís Ferreira Alves

Nos momentos que se seguiram à cerimónia, Souto de Moura mostrou-se “contente e orgulhoso” pela distinção que considerou ser “uma confirmação nacional” de outros prémios que já recebeu no estrangeiro com a mesma obra, como foi o caso do Grande Prémio Internacional da Arquitectura BigMat. “O reconhecimento nacional não era fácil porque até aqui havia sempre muita contestação e demagogia.” O arquitecto destacou ainda a complexidade de um projecto que motivou protestos de ecologistas e um acompanhamento próximo por parte da UNESCO, “questões que se conseguiram ultrapassar”. A sessão, assim como os outros edifícios distinguidos, foi, segundo o próprio, um reflexo de que para os “projectos serem bons tem que haver dificuldade”. “É preciso ter dificuldades e conseguir vencê-las para chegar à qualidade”, sublinhou.

Num comentário sobre o edifício vencedor, Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR-N, salientou a ambivalência de uma obra que, “traduzindo uma barragem, é um exemplar notável de arquitectura”, mas também um modelo de “preservação dos valores ambientais e da paisagem”. Num âmbito mais alargado, o dirigente considera que “a actual construção no Douro, pelo menos a mais relevante,” tem como “valores centrais” a conservação do património que valeu ao Alto Douro Vinhateiro um lugar na lista de património Mundial da UNESCO. Ainda assim, ressalva que esta conservação deve ser compatível com a construção e a “circulação e de pessoas”, elementos essenciais para o desenvolvimento e sucesso económico da região.

Apesar de se tratar da primeira barragem projectada por Souto Moura, o vencedor do Pritzker 2011 recorreu a uma técnica já utilizada no Estádio Municipal de Braga (também da sua autoria), que consiste num corte, com cerca de 90 graus, no terreno, onde a obra foi “encaixada”. Aquando da apresentação do projecto, o arquitecto descreveu-o como sendo “um bunker que minimiza o impacto do betão”. Foram ainda utilizados materiais típicos da região como os socalcos, o granito e as oliveiras.

A Central Hidroeléctrica do Tua foi a escolhida entre 14 propostas submetidas. Da obra, o júri – composto por representantes da Comissão de Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte e pelo arquitecto Álvaro Andrade (vencedor da última edição do prémio) – destacou a “decisiva e determinante intervenção da arquitectura, enquanto metodologia disciplinar, acima de tudo, por assegurar a manutenção do Douro Vinhateiro como Património da Humanidade”. É a segunda vez que Souto Moura é distinguido no âmbito deste prémio, já que em 2017 recebeu uma menção honrosa com o espaço Miguel Torga.

Para além do edifício vencedor foram ainda homenageados, com menções honrosas, o Centro Interpretativo do Vale do Tua, da autoria de Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo, e a Casa do Rio, projectada pelo arquitecto Francisco Vieira de Campos.

O Prémio Arquitectura do Douro foi criado em 2006 pela CCDRN, com o objectivo de “promover a arquitectura de excelência e as boas práticas no exercício da arquitectura que se vêm realizando na região”, após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista de Património Mundial pela UNESCO. Ao longo das últimas edições, edifícios como o Centro de Alto Rendimento do Pocinho, o Museu do Côa ou o Armazém da Quinta do Portal foram igualmente distinguidos.

Apoiado por Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários