Seis corpos recuperados pelas autoridades junto ao vulcão Whakaari

Dois desaparecidos, presumivelmente mortos, continuam por localizar. Operações de resgate irão ser retomadas, apesar do risco de nova erupção.

Foto
Operações de resgate vão continuar LUSA/DAVID ROWLAND

Os corpos de seis pessoas foram recuperados junto ao vulcão Whakaari na noite desta quinta-feira. Apesar do risco de uma nova erupção vulcânica, as autoridades neozelandesas desceram à ilha onde, na segunda-feira, uma erupção provocou, segundo números actualizados, 14 mortos, dois desaparecidos e duas dezenas de feridos, a maioria em estado muito grave.

O comissário da polícia neozelandesa, Mike Bush, disse em conferência de imprensa que, apesar de o resgate ter “corrido de acordo com o que tinha sido planeado”, a missão ainda não está concluída. “Infelizmente, permanecem duas pessoas na ilha”, lamentou. Um dos corpos poderá estar na água, acrescentou.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacina Ardern, em entrevista à estação de rádio NewstalkZB, deixou uma palavra de solidariedade às famílias. “Imagino que todos temos uma empatia enorme e nem conseguimos imaginar o que [as famílias] estão a sentir, ao estar nestas circunstâncias”, afirmou.

As autoridades deverão regressar à ilha em breve, apesar de ainda não de não ser conhecida uma data e hora concreta. Os seis corpos agora resgatados foram localizados através de reconhecimento aéreo. O vulcão, entretanto, mantém-se “altamente volátil” e as condições meteorológicas terão dificultado a acção das autoridades. 

Sugerir correcção
Comentar