Infarmed esclarece que retirada de cosméticos para crianças do mercado foi em 2017 e 2018

A notícia avançada pela Lusa ao início desta tarde não fazia referência à data de retirada do mercado dos produtos para crianças.

Foto
Relativamente aos produtos retirados do mercado, o Infarmed remete novas informações para mais tarde KELLY SIKKEMA/UNSPLASH

O Infarmed esclareceu que os relatórios divulgados hoje ao início da tarde sobre a fiscalização de cosméticos para crianças são relativos a uma operação que durou mais de um ano e levou à retirada de alguns cremes em 2017 e 2018.

Esta operação terminou em Março deste ano e resultou em dois relatórios que apenas hoje foram divulgados pelo Infarmed no seu site.

Relativamente aos produtos retirados do mercado no âmbito desta operação, o Infarmed remete novas informações para mais tarde.

Os relatórios da Autoridade Nacional do Medicamento são referentes a uma acção de monitorização do mercado relativo a cosméticos para crianças (creme, gel de banho, champô) que levou à retirada do mercado de alguns produtos em 2017 e em 2018.

De acordo com as circulares do Infarmed, o cosmético Wells Creme Rosto Bebé foi mandado retirar do mercado em Outubro de 2018 (foi depois descontinuado) e o creme Barral BabyProtect Creme de Rosto em Setembro do mesmo ano (que voltou entretanto ao mercado, depois de ter sido corrigido).

Os produtos Dermosense creme gordo 100 ml e Dermosense creme de mãos 50 ml foram mandados retirar voluntariamente do mercado em Setembro de 2017, segundo a circular do Infarmed, e foram entretanto descontinuados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários