Taiti escolhido como palco do surf nos Jogos Olímpicos Paris2024

Esta escolha ainda terá de ser validada pelo comité executivo do Comité Olímpico Internacional (COI), em Janeiro, mas, caso seja dado o aval, as provas decorrerão na cidade de Teahupoo, conhecida por oferecer algumas das ondas mais potentes do mundo. A competição feminina gera, no entanto, algumas dúvidas.

Foto
O surfista português Frederico Morais em acção em Peniche. LUSA/CARLOS BARROSO

A ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, foi escolhida nesta quinta-feira pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris2024 para receber as provas de surf do evento, em detrimento do sudoeste de França ou da Bretanha, no noroeste.

Esta escolha ainda terá de ser validada pelo comité executivo do Comité Olímpico Internacional (COI), em Janeiro, mas, caso seja dado o aval, as provas decorrerão na cidade de Teahupoo, conhecida por oferecer algumas das ondas mais potentes do mundo, e que faz parte das etapas que integram o calendário do circuito mundial de surf.

“É uma surpresa muito agradável e o reconhecimento da nossa história, de devolver alguma nobreza à Polinésia, onde o surf começou”, considerou o presidente da Federação de surf do Taiti, Lionel Teihotu.

Situada no oceano Pacífico sul, a 15 mil quilómetros de Paris e com uma diferença horária de 12 horas, a ilha surgia como uma das opções, em concorrência com Biarritz, Lacanau e Hossegor-Seignosse-Capbreton, e com a Bretanha (La Torche).

De acordo com o comité organizador, os critérios em relação ao custo e ao impacto ambiental não diferiam muito entre as candidaturas, mas “o critério desportivo” marcou a diferença, com Teahupoo a oferecer boas ondas no período dos Jogos.

Teahupoo será, igualmente, palco da competição feminina, o que poderá trazer riscos, face à magnitude das ondas. Lionel Teihotu assinalou, porém, que será possível as mulheres competirem, por haver períodos de ondas menores. “Em alguns momentos as vagas de ondas são menos possantes. Existem meios de prever e permitir que as mulheres também surfem em Teahupoo”, disse.

O comité organizador aprovou igualmente a escolha da Praça da Concórdia para receber cinco desportos urbanos durante a quinzena dos Jogos: skateboard, BMX freestyle, breakdance, basquetebol 3x3 e escalada.

Os Jogos de Paris2024 estão agendados para o período entre 26 de Julho e 11 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar