O pacto europeu para o mundo

O nosso objetivo é fazer da Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, retardando o aquecimento global e atenuando os seus efeitos. O Pacto Ecológico Europeu permitirá reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, criar empregos e melhorar a nossa qualidade de vida.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Será que nós, os seres humanos, queremos continuar a viver bem e em segurança neste planeta? A humanidade enfrenta uma ameaça existencial — o mundo inteiro está a começar a ter essa consciência. As florestas ardem desde a América até à Austrália. Em Portugal, todos conhecem sobejamente o drama dos fogos que se repetem quase todos os verões. Os desertos estão a avançar em África e na Ásia. A subida do nível do mar ameaça as cidades europeias e também as ilhas do Pacífico. A costa portuguesa terá de se adaptar. A humanidade já assistiu a estes fenómenos no passado, mas nunca a esta velocidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários