Ah, o Natal! ‘Antes é que era’, mas agora pode ser ainda melhor

A quadra natalícia é tempo de celebrar o amor junto de quem mais gostamos. Agilizar estes encontros, vivê-los, e eternizá-los nunca foi tão fácil e prático. Neste Natal, os gadgets são os nossos maiores aliados.

Foto

Feche os olhos e inspire fundo. Consegue sentir o cheiro do bacalhau com batatas e couves cozidas, acabado de fazer? E o do peru assado ainda a fumegar? Ou o das filhós e azevias, pousadas sobre a mesa - a mesma mesa que nunca se desfaz até ao Dia de Reis? Chama-se a este bom prenúncio, que evoca as nossas memórias sensoriais de infância nesta quadra, o verdadeiro espírito natalício que passa de geração em geração. E é de geração em geração que as tradições se mantêm e se sofisticam, apesar de existirem coisas que nunca mudam. Como o som das gargalhadas das crianças que invade as casas do início ao fim da quadra, e os momentos de partilha à mesa, entre garfadas e risadas, a saborear a típica ceia de Natal. A grande diferença, que é na verdade um plus, é que hoje nunca foi tão fácil organizar e eternizar estes momentos, graças à tecnologia. Verdade? Convidámos um ilustrador a retratar a quadra natalícia - que é, cada vez mais, tecnológica - utilizando, para isso, o novo Samsung Galaxy Tab S6.

A azáfama da cozinha e as tarefas que não acabam

Há sempre uma avó que insiste em seguir à risca as mesmas receitas, todos os anos, e que faz da cozinha o seu lugar cativo nas horas (e dias) que antecedem a ceia e o almoço natalícios. Um lugar importante e crucial neste countdown de receitas, a cozinha carece de equipamentos que estejam ao nível da tarefa e do desafio. Foi a pensar na optimização desses momentos, muitas vezes de partilha entre avós e netos ou pais e filhos, que a Samsung desenvolveu o Family Hub, um frigorífico altamente inovador. Além de estar equipado com todas as funcionalidades tecnológicas do momento, incluindo câmaras que permitem ver, remotamente, o interior do frigorífico, o Family Hub tem um painel interactivo que permite a partilha de notícias, mensagens, lista de tarefas e momentos especiais no chamado Painel Familiar. É ainda possível partilhar fotos, inserir lembretes, desenhar e escrever notas, através do teclado ou manualmente e ainda espelhar os conteúdos de alguns modelos de smartphone ou Smart TV da Samsung. E como nenhum lar é verdadeiramente imbuído do espírito natalício sem banda sonora, pode ainda ouvir as suas playlists preferidas numa das aplicações disponíveis no ecrã interactivo. Além disso, a capacidade de arrumação deste frigorífico (tem 640 litros de capacidade bruta total) que permite guardar todas as sobremesas para a ceia de Natal e ainda acondicionar as sobras da ceia de forma apropriada.

Foto
Ilustração a partir do Samsung Galaxy Tab S6 Gabriel Sousa

Da cozinha para a mesa, da mesa para a sala

Toda a gente sabe que uma verdadeira refeição natalícia não termina com os doces e os licores, nem com os jogos de perguntas ou de tabuleiro - que cada vez mais são adaptados para o universo tecnológico do tablet e envolvem toda a família -, nem mesmo com as sessões de karaoke improvisadas. Seja na véspera de Natal, ou na tarde do dia 25, Dia de Natal, é impossível saltar o tradicional filme no sofá com a família. Quer seja o icónico e divertido Sozinho em Casa, ou o novíssimo Frozen 2 o O Reino do Gelo, este programa é um clássico que nunca sai de moda. Para que todos desfrutem da experiência de forma cómoda e imersiva sem sair do sofá, as opções da gama Samsung TV são a melhor escolha. As QLED TV, televisões com a tecnologia mais avançada da Samsung nesta categoria, têm uma qualidade de imagem (graças à elevada resolução 8K) que permite que a família sinta que está “dentro do filme”. Com mais de 33 milhões de píxeis, oferecem uma nova experiência de visualização profundamente realista.

Foto
Ilustração a partir do Samsung Galaxy Tab S6 Gabriel Sousa

Eternizar os momentos de partilha

Sabe aquele tio que, mal chega, insiste logo em abrir o vinho que escolheu minuciosamente um mês antes, para a ocasião? E o avô que adormece antes de o almoço de Natal começar, cansado das brincadeiras do serão anterior? Ou das brincadeiras e danças dos primos mais novos? Saber, sabe, perfeitamente. Mas recorda-se desses momentos de forma nítida e objectiva? Foi precisamente a pensar em momentos únicos que a Samsung desenvolveu o smartphone que pode ser o maior aliado nesta tarefa: o Samsung Galaxy S10+. Porquê escolhê-lo, num universo tão vasto como este? Primeiro, não precisa de ser fotógrafo profissional para o saber usar. Depois, vem equipado com cinco câmaras com desempenho profissional que permitem tirar fotos, selfies e vídeos épicos e instantaneamente partilháveis. Além disso, deixou de existir hipótese de, sem querer, deixar alguém de fora na fotografia oficial da família na noite de Natal: o fantástico modo ultra grande angular do Galaxy S10 permite que toda a gente caiba na fotografia. Por fim, e para que miúdos e graúdos possa ver o resultado da captação dos momentos que juntos viveram, este smartphone vem dotado de um ecrã Infinity-O, o que significa que oferece uma experiência de visualização verdadeiramente imersiva.

➜ ​Veja o vídeo do making-of  da ilustração deste conteúdo no Galaxy Tab S6.​ 

Um Natal prático, uma família feliz

Quando as festas natalícias chegaram ao fim, não há motivos para desanimar, pois ainda há a festa do fim de Ano e o Dia de Reis, a 6 de Janeiro. Mas a prioridade é dizer adeus ao caos pós-Natal que se instala depois de dias e dias em festa. Falamos das nódoas de comida nas camisas e nos vestidos, e nas persistentes manchas de vinho tinto que permanecem nas toalhas de mesa, tantas vezes tiradas da gaveta especialmente para a ocasião. Entre as inovadoras máquinas de lavar roupa, destacam-se as da linha QuickDrive ™, cuja tecnologia permite reduzir até metade o tempo de lavagem (e em até 20% o consumo de energia), sem comprometer o desempenho da mesma. Se a memória – ou a falta dela – faz parte das suas características escolha uma máquina de lavar com a porta AddWash™ que é ideal para os mais esquecidos: permite introduzir peças de roupa, detergente ou amaciador, mesmo depois do ciclo de lavagem já ter começado. Com este equipamento inteligente, pode também adicionar roupa lavada à mão e que só quer enxaguar ou centrifugar. Por fim, todos estes modelos de máquina de lavar dispõem da tecnologia EcoBubble™ que proporciona uma lavagem eficaz, mesmo a baixas temperaturas, protegendo tanto as cores, como as texturas da sua roupa e garantindo um maior cuidado com os tecidos delicados. Além disso, com o Banho de Espuma, a roupa é demolhada em espuma activa para remover as nódoas mais difíceis.

A prova mais que dada de que a tecnologia pode ser a melhor amiga do ser humano, ao poupar o seu tempo dedicado a tarefas tantas vezes demoradas e aborrecidas, para dar lugar a tempo de qualidade em família e entre amigos. Sempre é verdade que antigamente era bom, mas agora pode ser ainda melhor.