A conferência sobre o Futuro da Europa (diagnóstico pré-natal)

Não sobejam dúvidas: a Europa de 2019 não é a Europa de 2009. Diante de mudanças tão substanciais, a UE não pode deixar de se adaptar e reformar.

1. Um dos assuntos que presentemente me ocupa no Parlamento Europeu tem sido a preparação da “posição” do PE a respeito do desígnio, formato e composição da Conferência sobre o Futuro da Europa. Para já, não é possível fazer mais do que um simples diagnóstico pré-natal; seja porque o Parlamento ainda tem muitas questões em aberto, seja porque o modelo final da conferência será resultante da negociação de três instituições (Parlamento, Comissão e Conselho Europeu). Vale a pena, em todo o caso, adiantar algumas linhas de força e tentar antecipar alguns riscos, que podem até influenciar o posicionamento de Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários