Exportações sobem 8,4% e importações 6,5% em Outubro

Evolução do comércio da União Europeia explica as oscilações do comércio internacional no mês de Outubro, segundo dados divulgados pelo INE.

Foto
Daniel Rocha

As exportações de bens aumentaram 8,4% e as importações subiram 6,5% em Outubro face ao mesmo mês de 2018, sobretudo impulsionadas pela evolução do comércio dentro da União Europeia (UE), divulgou o INE esta terça-feira.

Segundo as Estatísticas do Comércio Internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE), “destacam-se os acréscimos nas exportações e importações de ‘material de transporte’ (+12,9% e +19,3%, respectivamente).

Excluindo os ‘combustíveis e lubrificantes’, em Outubro as exportações aumentaram 7,3% e as importações cresceram 5,9% (+6,7% e +10,4%, respectivamente, em Setembro de 2019).

No mês em análise, o défice da balança comercial de bens aumentou sete milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1647 milhões de euros, sendo que, excluindo os combustíveis e lubrificantes, o saldo foi negativo em 1138 milhões de euros, o que representa uma redução do défice em seis milhões de euros face a Outubro de 2018.

Sugerir correcção
Comentar