O próximo casamento de sonho gratuito vai ser feito por um wedding planner português

Os casais podem inscrever-se a partir do início do ano. Para ganhar, basta enviar um e-mail a explicar porque merecem ganhar o prémio.

Casamento
Fotogaleria
Sofia Carvalho Pinto e José Regedor casaram em Abril Fabio Fistarol | Lucho Vargas Photography
Fotogaleria
Fabio Fistarol | Lucho Vargas Photography
Fotogaleria
Fabio Fistarol | Lucho Vargas Photography
Joseph
Fotogaleria
Fabio Fistarol | Lucho Vargas Photography
Fotogaleria
Fabio Fistarol | Lucho Vargas Photography
Fotogaleria
Yaibis e Manuel casaram no final do retiro de wedding planners em Novembro no Panamá. Fabio Fistaro
Fotogaleria
Fabio Fistaro
Fotogaleria
Fabio Fistaro
Fotogaleria
Fabio Fistaro
Menina flor
Fotogaleria
Fabio Fistaro
Fotogaleria
Os 22 wedding planners que participaram no retiro deste ano no Panamá. Fabio Fistarol,Fabio Fistarol
Fotogaleria
Convite para o retiro do próximo ano em Lisboa. Fabio Fistaro

Um casamento organizado pelos melhores profissionais da indústria, a nível mundial, e sem qualquer custo, é possível e acontece todos anos. Em 2020, Portugal é o país anfitrião do Belief Retreat, que junta anualmente wedding planners de todo o mundo para quatro dias de trabalho e um casamento solidário, através do projecto Two + Us.

Este ano, os profissionais rumaram ao Panamá; para o próximo será em Portugal. Durante o retiro terá lugar um casamento solidário — com todas as despesas pagas. No princípio do ano deverão abrir as candidaturas para os futuros noivos Two + Us. “Nós costumamos dizer, não somos nós que escolhemos o casal, é o casal que nos descobre”, brinca Rui Mota Pinto, wedding planner há 26 anos, para quem este projecto mudou-lhe a “visão do mundo”, de tal forma que já organizou um destes casamentos em Lisboa, este ano.

Sofia Carvalho Pinto e José Regedor casaram a 19 de Abril, na Quinta do Roseiral, com o apoio de mais de 50 fornecedores. José, o noivo, está numa cadeira de rodas desde os 17 anos. O casamento não era uma das prioridades financeiras do casal, que luta para sustentar duas filhas e pagar os tratamentos de José, mas sempre foi um sonho. “Queremos que este seja um projecto de realização de sonhos”, explica o wedding planner ao PÚBLICO.

O dia de casamento de Sofia e José incluiu tudo o que um casal pode sonhar. A noiva usou um vestido preto de Susana Agostinho, com jóias de Sofia Tregeira. Durante a cerimónia, o casal realizou dois rituais simbólicos. O primeiro incluía fitas coloridas – cada uma representava uma cor do arco-íris e um desejo para o casal. No segundo ritual, foi dado um pilão aos noivos e grãos de café. José e Sofia moeram os grãos juntos – em memória da história do casal, cujo primeiro encontro aconteceu num café.

Saudade: “Só no fim vão perceber o que quer dizer”

José, o noivo, está numa cadeira de rodas desde os 17 anos. Fabio Fistarol
A cerimónia e festa tiveram lugar na Quinta do Roseiral. Fabio Fistarol
Fotogaleria
Fabio Fistarol

Saudade é o tema do retiro de wedding planners da Belief, a acontecer em Lisboa no final do próximo ano. A ideia dos encontros, explica Rui Mota Pinto, é desconstruir aquilo que são as conferências normais com demasiada informação técnica e pouca partilha de experiências.

“Aquilo que eu quero é entregar Portugal”, confidencia Rui Mota Pinto. O wedding planner quer aliar a gastronomia à cultura e à música no encontro. O objectivo é que os participantes só compreendam o conceito de saudade quando estiverem a ir-se embora. No final do encontro, realizar-se-á o casamento solidário.

Este ano, os wedding planners viajaram até ao Panamá entre 11 e 15 de Novembro para o retiro anual. No último dia, realizaram o sonho a um casal local: Yaibis e Manuel. Juntos há mais de 12 anos, o casal tem três filhas. “É uma bênção de Deus. Já queríamos casar há muito tempo, mas nunca foi possível pela falta de dinheiro”, diz Yaibis, citada em comunicado. Para o noivo, Manuel, casar sempre foi uma das prioridades, tal como os seus pais tinham feito.

Yaibis e Manuel casaram no Panamá através do projecto Two + Us. Fabio Fistarol
O casal com as três filhas. Fabio Fistarol
Fotogaleria
Fabio Fistarol

Texto editado por Bárbara Wong