Como a taxa da energia se tornou um imbróglio jurídico sem fim à vista

A contribuição extraordinária continua a ser discutida nos tribunais portugueses: a dona da central a carvão do Pego conseguiu que um tribunal arbitral anulasse a cobrança de três milhões de euros, mas o fisco recorreu.

Foto
A CESE foi criada no Governo de Passos Coelho, para arrecadar cerca de 150 milhões ao ano. Foi incluída pela primeira vez no OE de 2014, já com Maria Luís Albuquerque nas Finanças

Do Administrativo ao Tributário, do arbitral ao Constitucional, as disputas relativamente à contribuição extraordinária sobre o sector energético (CESE), criada em 2014, no Governo de Passos Coelho para arrecadar 150 milhões de euros por ano, continuam a fazer-se pelos tribunais portugueses e a confirmar que se trata de um imbróglio jurídico, de desfecho difícil de antever.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários