Globos de Ouro: Netflix na frente

As nomeações para os Globos de Ouro foram anunciadas a 9 de Dezembro e a cerimónia acontece na noite de 5 de Janeiro, em Los Angeles (madrugada de segunda-feira em Lisboa). Do serviço de streaming, filmes como Marriage Story e O Irlandês têm cinco e quatro nomeações, respectivamente, enquanto The Crown e Unbelievable têm quatro.

,Noah Baumbach
Foto
"Marriage Story", de Noah Baumbach, corre à frente, com seis nomeações

As nomeações para a 77.ª edição dos Globos de Ouro, alusiva ao ano de 2019, foram anunciadas numa conferência de imprensa esta segunda-feira no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, por Tim Allen, de Toy Story 4, que foi nomeado para Melhor Filme de Animação, Dakota Fanning, de Era Uma Vez em…Hollywood, candidato a Melhor Filme de Comédia ou Musical e Susan Kelechi Watson, de This Is Us, sem quaisquer nomeações.

Nos filmes, Marriage Story, de Noah Baumbach, corre à frente, com seis nomeações, havendo cinco para O Irlandês, de Martin Scorsese, um empate com o já mencionado Era Uma Vez em...Hollywood, de Quentin Tarantino. Tanto Marriage Story quanto O Irlandês são produções Netflix. O protagonista do primeiro, Adam Driver, está nomeado, tal como a sua colega Scarlett Johansson, mas, numa surpresa, Robert De Niro, que encabeça O Irlandês, ficou de fora das nomeações. Desse filme, só Joe Pesci e Al Pacino, como secundários, estão na corrida para os prémios de representação.

Na televisão, as mais reconhecidas são Chernobyl, a série dramática da HBO sobre a tragédia nuclear, The Crown, da Netflix, sobre Isabel II, e Unbelievable, sobre crimes sexuais. Cada uma tem quatro nomeações. The Crown Unbelievable são, como Marriage Story e O Irlandês, produções Netflix. No campo de melhores dramas há, além de The CrownSuccession — que é, diga-se, uma comédia — Big Little LiesKilling Eve e The Morning Show, enquanto nas comédias há BarryFleabagThe Marvelous Mrs. Maisel, The Politician e The Kominsky Method — estes dois últimos também Netflix.

Na corrida para o Melhor Filme Dramático, os filmes de Baumbach e Scorsese têm como companhia 1917, o drama da Primeira Grande Guerra de Sam Mendes com estreia marcada em Portugal para 23 de Janeiro, Joker, de Todd Phillips, ambos também nomeados, como Scorsese e Tarantino, para Melhor Realizador, e The Two Popes, o drama Netflix do brasileiro Fernando Meirelles sobre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco, outra produção Netflix que se estreia no dia 20 de Dezembro. Ou seja, três são produções Netflix. Era uma Vez em…Hollywood, mesmo sendo um drama, compete na categoria de Filme de Comédia ou Musical, com Chamem-me Dolemite, de Craig Brewer, outro filme Netflix que também valeu uma nomeação de Melhor Actor para Eddie Murphy, Jojo Rabbit, de Taika Waititi, que chega cá a 30 de Janeiro, Knives Out - Todos São Suspeitos, de Rian Johnson, e Rocketman, de Dexter Fletcher. 

Há nomes grandes nas categorias secundárias: Tom Hanks, por Um Amigo Extraordinário, de Marielle Heller, que se estreia a 6 de Fevereiro, Anthony Hopkins, por The Two Popes, e Brad Pitt, por Era Uma Vez…em Hollywood, estão nomeados pelos filmes dramáticos, enquanto Meryl Streep está na corrida graças a Big Little Lies.

E há algumas ausências notáveis nas nomeações, e muitas delas são mulheres. No campo da televisão, por exemplo, ficou de fora When They See Us, a minissérie de Ava DuVernay que foi nomeada para 16 Emmy e ganhou dois. Também não houve muito espaço para o fim de A Guerra dos Tronos, que teve de se contentar com apenas uma nomeação, para Kit Harington como Actor Principal, e nenhum para Watchmen.  

No cinema, filmes como Mulherzinhas, de Greta Gerwig, com estreia marcada para 30 de Janeiro, serviram para nomeações como Melhor Actriz Principal, para Saoirse Ronan, e Melhor Partitura Sonora Original, mas não para as categorias de Melhor Argumento, Melhor Filme Dramático ou Melhor Realização — uma omissão que faz lembrar o que disse Natalie Portman no ano passado sobre os nomeados “todos masculinos” dessa categoria. O mesmo para Ousadas e Golpistas, de Lorene Scafaria, que valeu uma nomeação para Jennifer Lopez, Um Amigo Extraordinário, de Marielle Heller ou Harriet, de Kasi Lemmons, que viu Cynthia Erivo ser reconhecida e ainda não tem data de estreia marcada.

Na categoria de Melhores Filmes em Língua Estrangeira as mulheres saíram um pouco mais representadas, com nomeações para Les Misérables, de Ladj Ly, e Portrait de la Jeune Fille en Feu, de Céline Sciamma, ambos sem data de estreia, e A Despedida, de Lulu Wang, que chega cá a 9 de Janeiro e valeu à rapper Awkwafina uma nomeação como actriz dramática. Estão nomeados entre Parasitas, de Bong Joon-ho, que também está nomeado para Argumento e Realização, e Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, que valeu a Antonio Banderas uma nomeação de actor dramático.

A cerimónia, apresentada mais uma vez por Ricky Gervais, decorre a 5 de Janeiro.

CINEMA

Melhor Filme Dramático

Melhor Actriz num Drama

  • Cynthia Erivo, Harriet
  • Scarlett Johansson, Marriage Story
  • Saoirse Ronan, Mulherzinhas
  • Charlize Theron, Bombshell
  • Renée Zellwegger, Judy

Melhor Actor num Drama

Melhor Filme de Comédia ou Musical

Melhor Actriz em Comédia ou Musical

Melhor Actor em Comédia ou Musical

Melhor Filme de Animação

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Melhor Realização

Melhor Argumento

TELEVISÃO

Melhor série dramática

Melhor Actriz numa série dramática

Melhor Actor numa série dramática

Melhor série de comédia

Melhor Actriz numa série de comédia

Melhor Actor numa série de comédia

  • Michael Douglas, The Kominsky Method
  • Bill Hader, Barry
  • Ben Platt, The Politician
  • Paul Rudd, Living with Yourself
  • Rami Youssef, Rami

Melhor Telefilme ou série limitada

  • Catch-22 (Hulu/HBO Portugal)
  • Chernobyl (HBO)
  • Fosse/Verdon (FX)
  • The Loudest Voice (Showtime/HBO Portugal)
  • Unbelievable (Netflix)

Melhor Actriz num telefilme ou série limitada

  • Kaitlyn Dever, Unbelievable
  • Joey King, The Act
  • Helen Mirren, Catherine the Great
  • Merritt Wever, Unbelievable
  • Michelle Williams, Fosse/Verdon

Melhor Actor num telefilme ou série limitada

  • Chris Abbott, Catch-22
  • Sacha Baron Cohen, The Spy
  • Russell Crowe, The Loudest Voice
  • Jared Harris, Chernobyl
  • Sam Rockwell, Fosse/Verdon

Lista completa aqui.

Sugerir correcção