Nomes de Zeca Afonso e José Mário Branco atribuídos a duas espécies de minhocas-fantasma

Biólogo português descreveu oito minhocas-fantasma nas costas do Norte da Europa, da Rússia e da América do Norte. Além de Zeca Afonso e José Mário Branco, entre os nomes científicos que deu às espécies homenageou ainda Bernie Sanders.

Foto
A minhoca-fantasma Stygocapitella josemariobrancoi numa imagem de microscopia electrónica de varrimento José Cerca

Os sedimentos arenosos das linhas costeiras são um dos ambientes menos estudados pela ciência. Por isso, poucas pessoas saberão que entre os grãos de areia das praias e dos fundos marinhos vive um conjunto de intrigantes seres que pertencem ao grupo da meiofauna – invertebrados aquáticos geralmente com dimensões entre um milímetro e 38 micrómetros. As minhocas-fantasma, vermes do género Stygocapitella, fazem parte desta comunidade de animais. Até 2017, só tinha sido descrita uma espécie de minhoca-fantasma, presente na Alemanha, no mar Mediterrâneo, no mar Negro, na América do Norte e na Nova Zelândia. Graças ao trabalho do biólogo português José Cerca sabe-se que, afinal, esta espécie não é assim tão cosmopolita. Na verdade, tem vários parentes espalhados pelo mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários