Edward Abbey, Robert Crumb, George Hayduke: manual de instruções para rebentar com o progresso

É possível existirem ícones iconoclastas? Edward Abbey, Robert Crumb e George Hayduke conquistaram um lugar a dinamitarem os ídolos da cultura americana, que se escudou no culto do progresso para justificar a destruição do ambiente. O Gangue da Chave Inglesa é a Bíblia do ecoterrorismo: destruam as máquinas que vos ajudam a viver, antes que elas destruam a própria vida.

Foto

Edward Abbey é um dos grandes renegados da cultura americana da segunda metade do séc. XX. Não é de espantar que apenas um dos seus livros tenha sido adaptado ao cinema. Lonely are the brave (David Miller, 1962) é o filme favorito de Kirk Douglas e é também o filme em que Michael Douglas mais gostou de ver o pai a actuar. Começa com um cowboy a dormir ao relento, mas logo de seguida é despertado por três aviões a jacto que cruzam o céu. No fim, ele e o seu cavalo são atropelados por um camionista. “Um magnífico anacronismo”, chamou-lhe Spielberg. Douglas descobriu o livro de Abbey, The brave cowboy, e tratou de vê-lo adaptado ao cinema. A sua personagem, Jack Burns, representa aquilo a que continua a dar mais importância: “A dificuldade de ser um indivíduo.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar