CONSUMIR COM CABEÇA

Apuradas escolas finalistas para torneios regionais de rádio

Já são conhecidos os nomes das escolas finalistas para os Torneios Regionais de Rádio, iniciativa que a Rádio Miúdos organiza com apoio e parceria da Direção-Geral do Consumidor e da Rede de Bibliotecas Escolares, cofinanciada pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores da DGC

Foto

A Rádio Miúdos lançou, em outubro, um concurso dirigido a alunos do 3º. ciclo para incentivar a reflexão sobre o consumismo e motivar a procura de soluções para um consumo mais crítico e consciente. CONSUMIR COM A CABEÇA, um torneio que se desenvolve em diferentes fases e que vai percorrer o país com programas de rádio, pretende desafiar os alunos a pesquisar temas sobre o consumismo, a realizar oficinas de rádio e emissões em direto e a construir recursos pedagógicos através de técnicas de rádio.

Cerca de meia centena de escolas de todo o país responderam ao desafio submetendo 63 spots de rádio sobre consumo e consumismo. Após a avaliação do júri, constituído por elementos da Rádio Miúdos e da Direção-Geral do Consumidor, foram selecionadas duas escolas por região, de acordo com os critérios definidos pelas duas entidades organizadoras. Segundo informação do press release da Rádio Miúdos, estas são as 8 escolas selecionadas na 1ª. fase do concurso, e que irão participar nas finais regionais:

Escola Secundária de S. Pedro de Vila Real; Escola EB2/3 de Sande, Porto; Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova; Agrupamento de Escolas de Verde Horizonte, Mação; Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira; Escola Básica e Secundária/Pré da Calheta, Madeira; Escola Básica Jacinto Correia, Lagoa e Escola Básica 2º. e 3º. ciclo Visconde de Juromenha, Sintra.

Seguem-se os torneios regionais com emissões em direto, dinamizadas e transmitidas pela Rádio Miúdos, para apuramento do vencedor por região, “8 programas de rádio em outras tantas regiões do país para apurar 3 escolas finalistas nacionais”. As equipas, em estúdio e ao vivo, irão responder a desafios e questionários para “pôr à prova os conhecimentos que têm sobre consumismo e boas práticas de consumo que incluem provas artísticas e questionários sobre o tema.”

A final terá lugar no mês de Abril, nos estúdios da Rádio Miúdos.

O concurso, que neste ano de lançamento envolveu os alunos do 3º. ciclo, prevê uma implementação progressiva aos outros níveis de ensino e terminará propondo o desafio aos alunos do 1º. ciclo, no terceiro ano de iniciativa.