Mundial de 49er arranca em Auckland com dois portugueses

Jorge Lima e José Costa, que já asseguraram uma vaga olímpica para Portugal na classe, deverão entrar em competição nesta terça-feira.

Foto
Jorge Lima e José Costa são os representantes nacionais na Nova Zelândia RICARDO PINTO

Com uma vaga olímpica já assegurada na classe de 49er, Portugal está representado no Mundial da categoria pela dupla de velejadores Jorge Lima e José Costa, que encara a competição na Nova Zelândia como “um importante treino”. A competirem em casa, os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, campeões mundiais na classe em 2013, 2014, 2015 e 2016, e vencedores do ouro Olímpico em 2016, são os grandes favoritos.

Após conseguirem um 12.º lugar em 2017, em Matosinhos, e a 9.ª posição no ano seguinte em Aarhus, na Dinamarca, Jorge Lima e José Costa encaram a participação no Mundial de Auckland como mais uma etapa na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. 

“Para eles será um treino de preparação muito importante, que lhes permitirá também estar entre a elite da classe”, disse à agência Lusa Rui Reis, coordenador do projecto olímpico e de alto rendimento da Federação Portuguesa de Vela (FPV).

A dupla formada por Jorge Lima e José Costa já assegurou uma vaga para Portugal nos Jogos de Tóquio e deverá ser a escolhida para representar o país na competição que terá lugar entre 24 de Julho e 9 de Agosto.

Jorge Lima e José Costa, que já estão em Auckland há mais de duas semanas, deverão entrar em competição hoje, para a primeira regata de apuramento, estando a regata das medalhas marcada para 8 de Dezembro.

Rui Reis explicou que os dois portugueses “estão a trabalhar com um treinador local” e alertou para as condições excecionais do local onde decorrerá a competição. “É o primeiro Mundial na Nova Zelândia e vai disputar-se num local um pouco diferente do habitual e desconhecido para todos. Será em águas internas, numa baía, e não em mar aberto”, explicou Rui Reis. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar