Quem anda a investir no imobiliário de Lisboa e Porto?

Estudo patrocinado pela Comissão Europeia procura perceber como a financeirização da habitação está a mudar o perfil de oito cidades europeias. Lisboa e Porto estão entre as cidades estudadas.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Comissão Europeia está a patrocinar a realização de um primeiro relatório científico que aborda a questão da financeirização da habitação em várias cidades europeias. O estudo pretende perceber qual a extensão da presença de grandes investidores globais nas cidades europeias nos últimos anos, tendo como objectivo identificar que tipo de investidores está presente em cada cidade (nomeadamente, se são nacionais, estrangeiros, privados ou institucionais), e cruzá-los com as medidas políticas que foram ou irão ser implementadas e discutidas em cada caso. Portugal é o único país que tem duas cidades entre as oito que estão a ser estudadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários