Só 2% das queixas por racismo valeram multas. Ofensas a vizinha custaram mais de mil euros

Queixas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial têm vindo a crescer, mas em dois anos só houve 17 sanções que somaram 8300 euros. A maioria foram no desporto. Ofensas em redes sociais ou no espaço público também deram multas entre 248 e 1500 euros.

Foto
José Coelho/Lusa

Um senhorio dirigiu “expressões discriminatórias” à amiga da sua inquilina e teve que pagar uma multa de 428 euros. Noutro caso, a “vizinha” da pessoa ofendida “proferiu expressões ofensivas da sua honra” por causa “da cor da pele” e foi forçada a pagar uma multa de 360 euros, mais uma indemnização civil de 750 euros. Um cidadão proferiu publicamente expressões “que relacionam a comunidade cigana com comportamentos negativos e censuráveis fomentando estereótipos”: isso custou-lhe uma multa de 278 euros. Já outra pessoa proferiu “expressões depreciativas em razão da pertença à nacionalidade brasileira do ofendido” e teve que pagar 530 euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários