Polícia holandesa deteve homem de 35 anos suspeito do esfaqueamento em Haia

O suspeito, que não tem “um local fixo de residência”, foi levado pela polícia holandesa para interrogatório.

Foto
EPA/SEM VAN DER WAL

A polícia holandesa deteve este sábado um homem de 35 anos suspeito de ter sido o autor do esfaqueamento que feriu três jovens em Haia, na Holanda, nesta sexta-feira. No Twitter, aquela força de segurança disse que a detenção decorreu no centro da cidade e que o homem não tem “um local fixo de residência”. O suspeito foi levado pela polícia holandesa para interrogatório.​

Três pessoas ficaram feridas esta sexta-feira durante um ataque com uma arma branca no centro de Haia. As vítimas – duas raparigas de 15 anos e um rapaz de 13 – tiveram alta do hospital na sexta-feira à noite.

A emissora nacional holandesa NOS avançou que o ataque não terá tido motivações terroristas. “Neste momento, não há indicação de motivos terroristas”, disse a emissora, citando “fontes variadas”. Já este sábado e citando testemunhas oculares, a NOS disse que as raparigas tinham entrado a correr numa loja no centro de Haia e que, pouco depois, um homem “atlético” fugiu do local, esquivando-se com facilidade aos obstáculos da zona.

A área esteve vedada durante várias horas depois do ataque enquanto a polícia procurava por pistas e questionava testemunhas, ao mesmo tempo que os serviços de emergência médica ajudavam as vítimas.

O ataque teve lugar pelas 19h45 (menos uma em Portugal Continental) — foi quando foi comunicado à polícia que um homem estava a apunhalar pessoas na zona de Hudson Bay, um grande armazém no centro histórico da cidade.

Em Haia, o centro comercial e a praça estavam repletas de pessoas a fazer compras — o ataque coincidiu com as promoções do Black Friday. Não existem ainda informações sobre a identidade ou motivações do atacante.

Numa fase inicial, a polícia usou um termo holandês aplicado a pessoas originárias do Norte de África ou descendentes destas para descrever o suspeito, dizendo que seria um homem com idade estimada entre os 45 e os 50 anos, e que estaria a usar um fato de treino preto e um cachecol da mesma cor. Esta informação foi desmentida horas mais tarde em comunicado.

“Logo após o incidente foi divulgada uma descrição de um possível suspeito. Depois de recebermos novas informações percebemos que esta descrição estava incorrecta”, escreve a polícia holandesa em comunicado

Na mesma nota, aquela força de segurança afirma que muitos dos compradores que estavam naquela área do centro comercial presenciaram o ataque, garantindo que tanto as vítimas como as testemunhas oculares receberam assistência psicológica.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários