RÁDIO PORTUGUESA PARA CRIANÇAS

Rádio Miúdos – Uma rádio com e para crianças

A Rádio Miúdos cresceu e já faz 4 anos. Um percurso de muitas emissões e iniciativas feitas com crescidos e miúdos. Uma rede de escolas nacionais e internacionais juntaram-se a esta aventura de fazer rádio

Foto

Rádio-Miúdos é a primeira rádio em português, feita com e para crianças. Desde 2015, ano da sua fundação, tem ampliado a sua rede de ouvintes contando, atualmente, com mais de meio milhão de ligações, em 176 países.

A sua programação, inteiramente baseada na Língua Portuguesa, é dirigida a todas as crianças, pais e educadores portugueses, luso-descendentes ou falantes de português que vivem em Portugal, nos PALOP ou em outro país estrangeiro. Mobiliza uma equipa multidisciplinar que inclui profissionais de diversas áreas (professores, jornalistas, pediatra, psicóloga, músico, entre outros) e 30 miúdos com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos que fazem emissões em direto, de segunda a sexta, entre as 15h00 e as 18h00 (GMT). Conta, ainda, com miúdos correspondentes em várias zonas do país e no estrangeiro. 

Para além das emissões, a Rádio Miúdos amplia a sua ação com deslocações às escolas onde dinamiza oficinas de rádio, realiza emissões em direto, anima eventos e orienta oficinas de formação digital para adultos.

Formou a rede Rádio-Escolas (que já conta com mais de 1oo escolas nacionais e internacionais), um projeto educativo inovador que pretende implementar e/ou dinamizar rádios na escola como estratégia facilitadora para o desenvolvimento de múltiplas das literacias implicadas no Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente trabalhar soft skills relacionadas com comunicação e cidadania e competências na área dos media, envolvendo alunos, professores e pais.

No seu terceiro aniversário, em novembro de 2018, a Rádio Miúdos e o PÚBLICO lançaram o podcast P de Porquê com o objetivo de ajudar os mais novos a acompanharem as conversas dos adultos sobre temas “complicados” e a encontrarem respostas para “as perguntas que ficam por fazer”.

Neste seu curto, mas intenso percurso, já foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela COTEC, pela Comissão Europeia, pelo European Bank of Investment Institute e, mais recentemente, distinguida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Entre os seus parceiros constam a Fundação Calouste Gulbenkian, a Portugal Inovação Social, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Instituto de Apoio à Criança, a Direção-Geral do Consumidor, a VdA Advogados e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Disponível em  www.radiomiudos.pt e na APP Rádio Miúdos (descarregada gratuitamente para sistema Apple e Android).  Concursos, entrevistas, notícias, recomendações e sugestões, entre outras iniciativas, podem ser acompanhadas, também, nas redes sociais FacebookInstagram e Twitter ou subscrevendo a Newsletter aqui.