Relatório de implementação do referencial

Aprender com a biblioteca escolar

Balanço de atividades em 2018-19 evidencia “uma perceção muito positiva do impacto do trabalho realizado”. Literacia dos media continua a ser a área mais deficitária, embora a crescer

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A “irregular distribuição das atividades pelas três áreas de literacia, mantendo-se assinalável e merecedora de atenção a carência na área da literacia dos media”, é uma das conclusões que ressaltam quanto à implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar na educação pré-escolar e no ensino básico, em 2018-2019. O relatório agora divulgado sublinha no entanto que, apesar de se manter uma menor incidência na área da literacia dos media, “aumentou substancialmente” o número de escolas que desenvolveram ações nesse campo.

Em termos gerais, os dados recolhidos a nível nacional confirmam um crescimento da adesão das escolas à implementação do referencial e dão conta de “uma perceção muito positiva do impacto do trabalho realizado” neste âmbito. Regista-se igualmente “um envolvimento significativo” dos destinatários e protagonistas centrais das ações (alunos e docentes de todos os níveis de ensino), “destacando-se percentagens de utilização bastante equilibradas entre os três ciclos do ensino básico, continuando a mesma a ser claramente menor no pré-escolar”.