Escolíadas Júnior, na Mealhada

O que são as emoções? Como podemos lidar com elas? Têm a palavra os alunos do 1.º ciclo

Agrupamento de escolas apresenta, no próximo fim de semana, os primeiros espetáculos da sexta edição de um projeto promotor da importância do ensino das artes. Sábado e domingo, no Cine-Teatro Municipal Messias, na Mealhada

Foto

Já exploraram a vida dos duendes da Mata do Bussaco, já procuraram os encantos da floresta, mergulharam no oceano e chegaram ao espaço. Agora ocupam-se da descoberta das emoções. De que maneira? É o que vai ser revelado, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na Mealhada. Alunos do 1.º ciclo do ensino básico do agrupamento de escolas do concelho são os protagonistas de vários espetáculos a ter lugar no Cine-Teatro Municipal Messias, no âmbito do projeto Escolíadas Júnior, a partir das 10h30 de sábado.

O projeto, resume o site respetivo, proporciona às crianças atividades de expressões dramática, plástica, corporal e musical, em contexto letivo. Promover a importância do ensino das Artes nas escolas e potenciar estímulos culturais e artísticos são dos principais objetivos.

“Era uma vez no tempo das emoções” insere-se num trabalho iniciado, em setembro, por quatro profissionais da Associação Escolíadas que têm vindo “a trabalhar a expressão dramática, a expressão corporal, a expressão musical e as expressões plásticas com os cerca de 550 alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada”, informa o press release de divulgação dos espetáculos. “Através de diversos jogos e dinâmicas de grupo os formadores ‘escoliásticos’ procuraram explorar as diferentes emoções com os alunos do primeiro ao quarto ano das seis escolas da Mealhada.” Inspirados, desta vez, nas obras dos irmãos Grimm e de Hans-Christian Andersen, entre outros.

A Associação Escolíadas, uma organização cultural com sede no concelho da Mealhada, é apresentada como tendo por missão “apoiar a prática de atividades artísticas desenvolvidas por grupos de alunos e professores, fornecendo os meios técnicos necessários à sua concretização, promovendo a cidadania e o espírito de grupo, e difundindo a cultura e a arte numa região onde os meios e a atividade cultural escasseiam”.