Trabalhadora do Pingo Doce urinou na caixa? PS pede esclarecimentos

O Grupo Parlamentar do PS pretende saber se a Autoridade para as Condições do Trabalho recebeu a denúncia e se “efectuou diligências para apurar a sua veracidade”.

Foto
Caso terá acontecido num supermercado Pingo Doce Andreia Carvalho/Arquivo

O grupo parlamentar do PS pediu esta terça-feira esclarecimentos à ministra do Trabalho sobre uma denúncia de abuso contra uma trabalhadora de um supermercado Pingo Doce em Lisboa, alegadamente impedida de ir à casa de banho após vários pedidos nesse sentido, divulgou o grupo em comunicado de imprensa.

O pedido de esclarecimento vem na sequência da denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CESP). Segundo o sindicato, a situação ocorreu no dia 27 de Outubro e foi presenciada por colegas, mas também clientes.

O CESP alega que a trabalhadora sofreu uma “brutal humilhação” e acusa a empresa de fomentar “clima de intimidação” na generalidade dos estabelecimentos do supermercado em causa.

O Grupo Parlamentar do PS pretende saber se a Autoridade para as Condições do Trabalho recebeu a denúncia, se “efectuou diligências para apurar a sua veracidade” e, caso se confirme o abuso laboral, “em que punições incorre a empresa e de que forma será possível evitar situações destas no futuro”.

O grupo parlamentar sublinha que, a confirmar-se, a situação é “especialmente humilhante e configura violações de várias disposições do Código do Trabalho, merecendo esclarecimentos que conduzam ao seu cabal esclarecimento”.

A pergunta tem como primeiro subscritor Tiago Barbosa Ribeiro, coordenador do PS na Comissão de Trabalho e de Segurança Social e conta com a assinatura de vários deputados socialistas.

Sugerir correcção
Comentar