E se de repente o MP voltasse a enviar casos para mediação penal? “Seria muito perigoso”

A investigadora Sónia Moreira Reis sublinha que o sistema deixou de ter casos e é preciso voltar a formar profissionais para facilitar negociação entre agressores e vítimas, para a quais se prevê uma reparação.

Foto
Rui Gaudêncio

A Confiar – Associação de Fraternidade Prisional celebra esta terça-feira o 20.º aniversário na Assembleia da República com uma conferência sobre o modelo alternativo às tradicionais práticas punitivas do sistema criminal português. Foi responsável pelo primeiro projecto europeu de justiça restaurativa desenvolvido numa cadeia portuguesa. E vai agora assinar um protocolo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima destinado a promover Círculos Restaurativos dentro e fora das prisões. Cabe a Sónia Moreira Reis, assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que está a preparar uma tese de doutoramento sobre o valor do arrependimento, traçar o retrato.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários