Coalas podem estar “funcionalmente extintos” devido aos fogos

Australian Koala Foundation diz que coalas estão “funcionalmente extintos” devido aos fogos que têm atingido a Austrália nas últimas semanas, uma hipótese que é colocada em causa por vários especialistas. Associação diz que há menos de 80 mil coalas no país — e que já morreram pelo menos mil nos fogos.

Foto
Coala a ser salvo dos incêndios na Austrália Paul Sudmals/Reuters

O período de seca e os fogos que têm devastado a Austrália nas últimas semanas já destruíram 80% dos habitats de coalas — e, com eles, está também a desaparecer a própria espécie. Segundo declarações de Deborah Tabart, da Australian Koala Foundation (AKF), à revista Forbes, mais de mil coalas já morreram devido aos incêndios. O que, dizem os especialistas, os torna “funcionalmente extintos”.

A “extinção funcional” é o termo utilizado para descrever as espécies que já ultrapassaram o nível de extinção em que ainda é possível serem salvas. Ainda que seja difícil contabilizar os coalas existentes — não estão sempre no mesmo sítio, distribuem-se irregularmente por áreas rurais e urbanas e são difíceis de ver —, a AKF acredita que neste momento existam menos de 80 mil coalas na Austrália. Mas alguns especialistas ressalvam que, precisamente devido à dificuldade de os encontrar, este número possa ser superior — o que coloca a hipótese da “extinção funcional” em causa. 

O número de coalas tem vindo diminuir ao longo dos anos: em 2012, uma investigação em Gunnedah (um habitat para coalas localizado a 400 quilómetros a norte de Sydney) concluiu que a população desta espécie tinha diminuído 75% desde 1993. E em Maio, a AKF já alertava para o cenário da “extinção funcional” dos coalas, tendo mesmo enviado uma carta ao primeiro-ministro do país, Scott Morrison, e ao líder da oposição, Bill Shorten, para que fossem tomadas medidas de protecção dos animais. Com os incêndios, o cenário piorou: à desflorestação já existente, junta-se a destruição da principal fonte de alimento dos coalas, os eucaliptos. Um coala adulto pode comer até um quilo de folhas de eucalipto.

Recentemente, o vídeo de uma mulher a salvar um coala das chamas tornou-se viral. O episódio aconteceu em Long Flat, uma vila no estado de Nova Gales do Sul, quando uma mulher viu o animal a tentar subir a uma árvore para fugir do fogo e correu para o salvar.

Entretanto, o Koala Hospital, em Port Macquarie, começou uma campanha de crowdfunding para reunir dinheiro para tratar coalas magoados nos incêndios. O objectivo inicial era atingir os 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros), mas já conta com quase 1,5 milhões de dólares, doados por mais de 30 mil pessoas.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários