Condutor de camião onde morreram 39 pessoas declara-se culpado de imigração ilegal

O norte-irlandês Maurice Robinson enfrenta acusações de homicídio involuntário e participação numa rede de tráfico humano.

Foto
Espéctaculo para recolha de fundos para os familiares das vítimas Phil Noble/REUTERS

O condutor do camião frigorífico onde foram encontrados 39 vietnamitas mortos em Essex, na Inglaterra, em Outubro, declarou-se culpado da acusação de auxílio à imigração ilegal. Maurice Robinson, 25 anos, natural da Irlanda do Norte, participou na sessão do tribunal de Londres que está a julgar o caso através de videoconferência, por se encontrar no estabelecimento prisional de segurança máxima de Belmarsh, a sul da capital britânica.

Robinson enfrenta acusações de homicídio involuntário de 39 pessoas, incluindo algumas crianças, bem como conspiração para organizar ou facilitar a viagem de pessoas para as explorar, e conspiração para quebrar a lei de imigração do Reino Unido, explica a BBC.

No camião encontravam-se os corpos de 31 homens e oito mulheres de vários pontos do Vietname, entre os quais dez adolescentes. O veículo pesado foi localizado depois de ter entrado em Inglaterra através de um ferry que partiu do porto belga de Zeebruge.

Na audiência em tribunal, Maurice Robinson admitiu que participou, “por dinheiro”, em actividades relacionadas com imigração ilegal entre Maio de 2018 e Outubro de 2019.

No domingo, outro cidadão da Irlanda do Norte foi acusado de tráfico de pessoas por estar relacionado com o mesmo caso. Christopher Kennedy, 23 anos, natural de Darkley, condado de Armagh, foi detido na passada sexta-feira, por participar no transporte ilegal de pessoas e por infringir a legislação de imigração britânica.

Ao mesmo tempo foi emitido um mandado de captura e extradição contra Eamonn Harrison, 22 anos, que se encontra na República da Irlanda e que estará envolvido no mesmo caso.

Na mesma investigação, a polícia britânica urgiu os irmãos Ronan e Christopher Hughes para que se entreguem como suspeitos de homicídio e tráfico de seres humanos.

Sugerir correcção
Comentar