Como um gesto de beleza pode ajudar a realizar um sonho

O Natal está a chegar. É altura de pedir um desejo, sonhar em grande, contagiar os que o rodeiam e, através de um pequeno gesto, contribuir para mudar uma vida.

Foto
A Mãe Natal é o rosto da campanha da The Body Shop, encorajando raparigas e jovens adultas a concretizar o seu potencial. D.R.

Aproxima-se uma das quadras mais esperadas do ano: o Natal. Tempo de partilha, amor e carinho, os últimos meses do ano chegam com a magia da união da família. Além disso, é também tempo de sonhar alto, lembrando-nos das mudanças que queremos ver no mundo e pensarmos na felicidade: nossa e dos outros. Foi essa a premissa da The Body Shop para lançar a campanha solidária deste Natal. A nível global, nos meses de Novembro e Dezembro será doada uma percentagem de todas as compras nas lojas The Body Shop de todo o mundo. A causa? Apoiar financeiramente a Plan Internacional, uma organização internacional que ajuda meninas e raparigas em risco de exclusão social, a dar formação e competências a mais de 1.500 raparigas na Indonésia e no Brasil. O objectivo é angariar £250,000 para o programa de forma a garantir que as raparigas possam conseguir o emprego com que sempre sonharam ou fundar o seu negócio.

‘Sonha em grande’: pequenos gestos promovem grandes mudanças

Contribuir para um mundo mais igualitário está na génese da The Body Shop. “Somos uma marca feminista que luta pela igualdade desde sempre e ainda há muito para fazer e para comunicar de forma a gerar mudanças positivas na sociedade global. A verdade é que as raparigas e jovens mulheres representam a grande maioria dos 621 milhões de jovens sem acesso a educação, formação ou emprego” começa por explicar Margarida Vigário, coordenadora e responsável da comunicação da marca em Portugal. “A nível global, mais de 2,7 mil milhões de mulheres são legalmente impedidas de optar por carreiras ou empregos “tipicamente de homem”. Em cerca de 90% dos países existe algum tipo de lei que funciona como barreira para a igualdade económica para as mulheres, e nos parlamentos nacionais das Nações Unidas apenas 24% dos representantes são mulheres” revela, sobre as estatísticas que motivaram esta acção global.

A par desta iniciativa, em Portugal foi lançado um desafio que almeja os mesmos objectivos, mas que apoia uma associação local: a Terra dos Sonhos. Como adianta a responsável de comunicação da marca, “por estas e tantas outras razões decidimos agir a nível internacional, mas nunca esquecendo que também em Portugal temos a responsabilidade de agir e despertar consciências. A ideia do “Sonha em Grande” transmite a mensagem de que não há limites, todos podemos ser o que quisermos e todos devemos ter os mesmos direitos e oportunidades. Queremos, com esta mensagem, que mais pessoas, e em especial mulheres e jovens raparigas, acreditem em si e no seu potencial, independentemente do que lhes diga a sociedade ou o seu meio envolvente” explica.

Campanha global The Body Shop D.R.
Campanha global The Body Shop D.R.
Campanha global The Body Shop D.R.
O empoderamento das mulheres está em cada pormenor da linha de presentes mágicos desta festividade. D.R.
O empoderamento das mulheres está em cada pormenor da linha de presentes mágicos desta festividade. D.R.
Fotogaleria
Campanha global The Body Shop D.R.

Terra dos Sonhos: três sonhos, três mulheres

A associação Terra dos Sonhos nasceu a 1 Junho de 2007 com a pretensão de ajudar a concretizar sonhos. No âmbito da iniciativa solidária da The Body Shop em Portugal, foram eleitas três jovens de uma casa de acolhimento para serem ajudadas a concretizar os sonhos. A primeira, com apenas 16 anos, sonha ser profissional na área de serviço social, licenciando-se na Universidade Católica, para ajudar outras pessoas. A segunda, de 17 anos, sonha em ser designer de moda e criar peças de roupa especiais para pessoas acamadas, porque percebeu que certas costuras e aplicações podem ser realmente incómodas. Por fim, a jovem de 19 anos ambiciona ser veterinária porque adora animais. “Quando falamos em sonhar em grande a Terra dos Sonhos parece-nos, logo à partida, uma escolha óbvia pelo nome que tão bem se liga com a nossa campanha. Mas é muito mais do que isso. A Terra dos Sonhos não realiza apenas sonhos” começa por explicar Margarida Vigário. “A sua acção visa actuar em prol de crianças e jovens com doenças crónicas, em acolhimento ou em risco e têm como missão sensibilizar e inspirar a sociedade para a importância do bem-estar emocional, bem como capacitar e implementar ferramentas de suporte ao caminho da felicidade de pessoas cuja situação emocional se encontre debilitada. Para nós fica claro que os valores e missão se unem de uma forma muito natural”, acrescenta.

Projecto de uma vida

A iniciativa “Sonha em grande” é uma acção solidária virada para o futuro. Assim, a ideia é que os sonhos destas jovens sejam transformados num projecto de vida que lhes traga, acima de tudo, segurança e felicidade. “Quando falamos em sonhar e em sonhos, falamos de futuro. Toda a acção está direccionada para a educação e formação. Queremos contribuir com experiências educativas e formativas para que estas jovens acreditem no seu potencial, se sintam capazes e continuem a lutar pelos seus sonhos e ambições, independentemente da sua história ou origem”, revela Margarida Vigário. “Acreditamos que ao ajudá-las a caminhar no sentido de atingir tudo aquilo a que se propõem, estamos a dar-lhes o poder de acreditar nelas próprias e de, a pouco e pouco, mudar a sociedade com os seus feitos e o seu exemplo.”

No âmbito desta acção, a The Body Shop está a oferecer, ainda, um voucher de desconto no valor de €5 na próxima compra a todos os seus clientes. Faça download do voucher aqui e utilize-o em qualquer loja até 31 de Janeiro 2020.