Como ajudar os filhos a protegerem o seu corpo

A evidência científica sugere que conversar com as crianças sobre abuso sexual diminui a probabilidade de vitimização e ainda aumenta as taxas de revelação.

Foto
Getty Images

É desafiante abordarmos determinados temas com os nossos filhos, especialmente quando são muito pequenos. Existe ainda a crença de que as crianças não compreendem e também o receio, por parte dos pais, em falar sobre assuntos delicados, como é o caso do abuso sexual. Pais e cuidadores apontam muitas razões para não falarem com as suas crianças sobre abuso sexual, nomeadamente pensarem que vão assustá-las, não se sentirem preparados ou sentirem-se envergonhados. Muitos acreditam que esta é uma realidade muito distante e que os seus filhos não estão em risco de sofrer este tipo de abuso. Infelizmente, esta é uma crença utópica, uma vez que as estatísticas internacionais indicam que uma em cada dez crianças será vítima de abuso sexual antes dos 18 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar