Os algoritmos também erram. “Há muita matemática que até pode estar certa, mas é lixo”

A matemática britânica Hannah Fry passou um ano e meio a procurar casos de algoritmos que causam injustiças. Acabou a escrever um livro, onde argumenta que os algoritmos são apenas ferramentas que erram. E são os humanos que têm de aprender a lidar com esses erros.

Foto
Getty Images

Foi há 14 anos que a estudante norte-americana Rahinah Ibrahim, que tinha criado quatro filhos nos Estados Unidos e estava a meio de um doutoramento na Universidade de Stanford, foi impedida de regressar ao país depois de uma viagem à sua terra natal, a Malásia. A filha de 14 anos seguiu sozinha. Em causa, estava um erro de um agente do FBI que assinalou o campo errado num formulário, levando o nome de Ibrahim a ser incluído numa lista de pessoas interditas de voar por suspeita de terrorismo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários