Árvores caídas e estruturas no chão: mau tempo causa mais de 60 ocorrências por todo o país

Porto é o distrito mais afectado, seguido de Coimbra e Leiria.

Foto
Foram sobretudo registadas inundações, quedas de árvores e estruturas Paulo Pimenta

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) recebeu entre as 00h e as 8h30 desta sexta-feira 65 ocorrências de Norte a Sul do país devido à chuva forte, sendo o distrito do Porto o mais afectado.

“Tivemos um total de 65 ocorrências nos 18 distritos de Portugal continental. O Porto foi o mais afectado com 11 ocorrências, seguido de Coimbra com nove e Leiria com oito”, disse à agência Lusa o major Manuel Cordeiro, da ANEPC.

Segundo o major Manuel Cordeiro, das ocorrências registadas, 35 são quedas de árvores e dez quedas de estruturas (andaimes e placards). Foram também registadas algumas ocorrências relacionadas com pequenas inundações.

Nas operações estiveram envolvidos 226 operacionais, com o apoio de 85 veículos.

“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para quase todo o país por causa da chuva, mas está preocupado com Lisboa. Há a possibilidade de até às 10h podermos ter precipitação de dez a 20 milímetros numa hora”, disse.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente períodos de chuva persistente e por vezes forte e acompanhada de ventos que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Sugerir correcção
Comentar