Normandia, 6 de Junho de 1944: o dia que mudou o rumo da História

Cumpriu-se este ano o 75.º aniversário do Dia D, o desembarque nas praias da Normandia que veio mudar o curso da Segunda Guerra Mundial. A efeméride é um bom pretexto para uma viagem a esses lugares de memória onde se iniciou a libertação da Europa das garras nazis.

Fotogaleria
Memorial na praia Omaha Beach Paulo Pimenta
Fotogaleria
Praia Gold Beach Paulo Pimenta
Fotogaleria
Bunker nazi no Cabo Hoc Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria

Um aguaceiro intenso recebeu-nos ao princípio da tarde em Omaha Beach, oferecendo-nos um céu plúmbeo, próximo daquele com que Steven Spielberg (e o director de fotografia polaco Janusz Kaminski) pintou a madrugada desse 6 de Junho de 1944 que haveria de mudar o rumo da História no filme O Resgate do Soldado Ryan (1998). Mas, estando nós no cenário real do Dia D, a impressão mais forte na nossa mente é ainda a persistência dessas imagens, escassas, únicas, tremidas, verdadeiras, com que o repórter fotográfico Robert Capa registou, in loco, o desembarque das tropas americanas nessa (in)esperada praia de todos os perigos, que se tornaria a “Bloody Omaha”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários