Veronica Mars está de volta, numa série mais madura e mais sombria

O reconhecimento dos fãs tem sido importante para trazer de volta a persona de Veronica Mars, mas o criador da série diz que a nova temporada — que surge mais de uma década depois do último episódio — não tem como objectivo ser um objecto de nostalgia.

Foto
Kristen Bell na nova temporada de Veronica Mars DR

Doze anos depois, a detective Veronica Mars está de volta – aos ecrãs e à cidade de Neptune. Já não é uma adolescente, os crimes são outros e, como a própria protagonista Kristen Bell reconhecia, “o tom é mais sombrio” do que nas três temporadas anteriores. A série criada por Rob Thomas estreou-se em 2004 – em Portugal passava na RTP2 –  e a terceira temporada foi exibida em 2007. Agora, em 2019, Veronica Mars regressa para a sua quarta temporada: os oito episódios de 45 minutos estão desde esta sexta-feira disponíveis na plataforma de streaming HBO Portugal.

A narrativa foi acompanhando o crescimento da detective privada: começou pela escola secundária, passou para a faculdade na terceira temporada e, agora, para a vida adulta. Também o desfasamento temporal entre a terceira e a quarta temporada é assumido: na vida real foram 12 anos sem Veronica Mars (à excepção do filme de 2014); no enredo da série são dez anos longe da cidade ficcional de Neptune, na Califórnia. “Passei os meus primeiros 19 anos a tentar fugir da minha terra natal; mas aparentemente, depois de uma década fora, ela precisava de mim e eu precisava dela” – são estas as primeiras palavras ditas por Veronica Mars no primeiro episódio (e também no trailer da nova temporada).

O papel da detective continua nas mãos de Kristen Bell que, depois de ter sido catapultada para o estrelato com o sucesso de Veronica Mars, entrou no filme Terapia para Casais (2009) e emprestou a sua voz a séries de animação (como BoJack Horseman ou Big Mouth). Um dos seus papéis mais marcantes chegou em 2016 com a série The Good Place, de Michael Slur, em que assume a pele da protagonista Eleanor Shellstrop na sua vida depois da morte – a quarta e última temporada da série está agendada para 2020.

O criador Rob Thomas disse à revista Hollywood Reporter que tinha pensado trazer de volta a detective privada Veronica Mars para uma mini-série, mas agradou-lhe a ideia de serem apenas oito episódios para resolver um caso criminal – interligando-o com a vida privada e amorosa de Veronica e mantendo a crítica ao fosso social que existe na cidade. “A ideia dos oito episódios também acabava por ser uma necessidade por termos ambos [ele e Kristen Bell] séries no ar”.

Foto
Kristen Bell em Veronica Mars DR

Reconhecendo a importância dos fãs de Veronica Mars – que se autointitulam de Marshmallows – no ressurgimento do filme de 2014, Rob Thomas assume que o filme acabou por ser mais um piscar de olho à nostalgia (até porque o filme foi financiado pelos fãs através de uma campanha de crowdfunding) do que o é este novo regresso. É mais “uma ponte”, diz. “Leva-nos daquilo que o programa era para aquilo que se está a tornar. E quero arrancar daqui a ideia de nostalgia”, tendo por objectivo uma espécie de meio-termo entre as séries Sherlock e Fargo. A protagonista Bell avisou ainda antes de começar que a retomada da série “é bem mais sombria” do que a original – tanto que tem havido reacções negativas ao final da temporada.

O genérico da quarta temporada tem uma cover da canção We used to be friends (originalmente cantada pelos The Dandy Warhols), agora interpretada por Chrissie Hynde. A nova temporada, que também conta com os actores Jason Dohring (Logan Echolls) e Enrico Colantoni (Keith Mars, o pai de Veronica), estreou-se em Julho na Hulu, mas só agora chega à HBO.

Sugerir correcção
Comentar