Cybertruck da Tesla pode chegar aos 800 quilómetros de autonomia eléctrica

A pick-up (de caixa fechada) da Tesla quer ser um ás no asfalto, mas também no todo-o-terreno. E quer primar pela robustez. Mas, na apresentação, os vidros parecem não ter aguentado. Ou talvez sim.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
DR
,Tesla Cybertruck
Fotogaleria
DR
,Tesla Cybertruck
Fotogaleria
DR
,Tesla Cybertruck
Fotogaleria
DR

Nascidos antes da década de 1980 não terão dificuldade em ver aqui alguma inspiração nos filmes de ficção científica quando ainda se acreditava que o ano de 1999 traria uma estação espacial na Lua. Mas o que a Tesla de Elon Musk acaba de desvendar é a sua visão para uma condução emocional tanto na estrada como fora dela.

O Cybertruck, com nome digno de um qualquer Transformer, “é desenhado para ter a utilidade de uma pick-up [a Tesla chama-lhe de “truck”, que poderia ser traduzido por camião, mas a filosofia aproxima-se mais das carrinhas de caixa aberta] e a performance de um desportivo”, ao mesmo tempo que apresenta todas as funcionalidades de que uma família precisa — com 588,5cm de comprimento, 202,7cm de largura e 190,5m de altura, o veículo tem capacidade para seis ocupantes — sem que seja minimamente familiar.

A revelação foi feita por Elon Musk Reuters
A revelação foi feita por Elon Musk Reuters
Fotogaleria
A revelação foi feita por Elon Musk Reuters

Mas o que o torna realmente impressionante é o rol de números avançados de desempenho: sendo 100% eléctrico (naturalmente!), dispara dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e promete três níveis de autonomia (desde 400 até uns quase inacreditáveis 800 quilómetros). Isto, ao mesmo tempo que revela aptidões off-road muito recomendáveis, com bons ângulos de ataque, e de saída (35º e 28º, respectivamente).

Falha ou golpe de marketing?

A apresentação do automóvel que parece querer romper com tudo o que já foi feito até aqui não decorreu na perfeição. Ou, pelo menos, foi isso que Elon Musk e cia. pretenderam dar a entender. Com o atributo “robusto” no topo das suas mais-valias, a equipa da Tesla decidiu fazer um teste in loco — cujo resultado não é de leitura linear​.

De acordo com a Reuters, Musk pediu ao director de design, Franz von Holzhausen, que martelasse o carro para comprovar a solidez do veículo construído com a mesma liga de aço usada no Starship, desenvolvido pela empresa aeroespacial SpaceX do mesmo empresário. ​​E, quando Holzhausen o fez na chapa, nem um arranhão se viu. Já quando tentou o mesmo número (de circo, arriscaríamos) nos vidros, estes estilhaçaram, sem que, porém, o martelo tivesse aberto um buraco nos mesmos.

“Oh, meu Deus, bem, talvez isso tenha sido demasiada força”, disse Musk, citado pela agência, ao mesmo tempo que pediu a Holzhausen que repetisse a artimanha noutra janela, para um resultado idêntico. “Não passou [no teste], então esse é o lado positivo”, disse Musk, acrescentando: “Há espaço para melhorar”.

No entanto, o patrão da Tesla é sobejamente conhecido pelos seus truques de comunicação, e o certo é que poucas apresentações de automóveis novos, mesmo os que são tão disruptivos quanto este Cybertruck, são tão comentadas. Além do mais, o vidro blindado é projectado para não deixar que um projéctil (ou outro tipo de objecto) o penetre, no entanto, é normal que apresente um aspecto estilhaçado quando atingido: tal e qual o que aconteceu com o Cybertruck.

Claro que não há bela sem senão. E se o objectivo era ser falado, Musk conseguiu. Já os accionistas parecem não ter entendido a piada: as acções da Tesla estavam a cair em Wall Street, às 14h42 (hora local, 19h42 em Lisboa), 6,11%.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários