Novo romance de Elena Ferrante chega a Portugal no Verão de 2020

Em Junho será publicado A Vida Mentirosa dos Adultos, o novo livro da autora de A Amiga Genial.

Foto
MIGUEL MANSO

O novo romance de Elena Ferrante, intitulado no original La vita bugiarda degli adulti, estará à venda em Portugal em Junho de 2020, anunciou quarta-feira a editora Relógio D’Água, que edita a obra da popular escritora italiana. A Vida Mentirosa dos Adultos gerou desde o seu lançamento no dia 7 deste mês “uma procura excepcional por parte dos leitores”, destaca a editora portuguesa.

A publicação em Portugal será simultânea com os restantes países de língua não-italiana. Quem fará a tradução está ainda por divulgar, mas a tetralogia A Amiga Genial e a obra Escombros, por exemplo, foram traduzidos por Margarida Periquito; já A Invenção Ocasional e algumas das Crónicas do Mal de Amor têm tradução também de Miguel Serras Pereira.

Foto

É Francisco Vale que edita a obra da misteriosa escritora em Portugal, através da Relógio D’Água, que tinha já admitido que os direitos de mais um livro de Ferrante estavam a ser negociados para Portugal.

A Vida Mentirosa dos Adultos tem como protagonista a menina Giovanna Trada, filha de dois professores, e a sua história começa nos seus 12 anos. É o 10.º livro da autora que assina sob pseudónimo e que insiste que a sua identidade é um detalhe – “Eu não invento a minha biografia, não me escondo, não crio mistérios. Estou presente, tanto nos meus romances como nestas respostas às suas perguntas. O único espaço onde o leitor deveria procurar e encontrar o autor é o da sua escrita”, disse ao PÚBLICO numa entrevista, por escrito como é habitual.

Em 2016, o jornalista italiano Claudio Gatti publicou na New York Review of Books e no diário italiano Il Sole 24 Ore que o seu nome real poderá ser Anita Raja, tradutora.

Sugerir correcção
Comentar