Deficientes visuais vão poder seguir jogos de futebol com as pontas dos dedos

O sistema Fieeld, uma inovação tecnológica criada pelo grupo Havas em conjunto com o Banco Santander, permite seguir em diferido os movimentos da bola e a trajectória das jogadas usando as pontas dos dedos, através de um aparelho que converte os dados recolhidos, seguindo os jogadores e replicando cada jogada.

Foto
Adriano Miranda/arquivo

Os deficientes visuais vão poder, num futuro próximo, seguir os jogos de futebol com as pontas dos dedos, através do Fieeld, um sistema táctil de retransmissão em diferido, apresentado esta quarta-feira pelo Banco Santander.

O sistema Fieeld, uma inovação tecnológica criada pelo grupo Havas e desenvolvida em conjunto com aquela entidade bancária, permite seguir em diferido os movimentos da bola e a trajectória das jogadas usando as pontas dos dedos, através de um aparelho que converte os dados recolhidos, seguindo os jogadores e replicando cada jogada.

Em comunicado, a instituição refere que “o projecto procura, agora, um sócio tecnológico a fim de ampliar o seu desenvolvimento e, posteriormente, uma possível comercialização”.

Juan Manuel Cendoya, director de comunicação do banco, classificou o Fieeld como um exemplo claro de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas”.

Para lançar o Fieeld, que conta com o apoio da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), foi lançado esta quarta-feira um vídeo, que tem como protagonista Nicko, um menino brasileiro deficiente visual, adepto do Palmeiras, para quem a mãe relata todos os jogos, e cuja história recebeu recentemente o prémio para os melhores adeptos da FIFA.

Sugerir correcção
Comentar