Cartas ao director

José Mário Branco I

A música popular portuguesa e de intervenção social perdeu um dos seus últimos baluartes. Desapareceu fisicamente o enorme e brilhante cantautor, poeta e arranjador, José Mário Branco. Adriano Correia de Oliveira e José Afonso, já desaparecidos, também ajudaram a semear o glorioso 25 de Abril!

Felizmente, entre nós estão, Fausto Bordalo Dias, Francisco Fanhais e Fernando Tordo entre poucos. As pessoas só são quando fazem e José Mário Branco foi ao longo da sua vida um profícuo obreiro. As suas canções populares têm uma forte mensagem de inquietação, de apelo à luta para que os povos tenham uma vida afastada da precisão e da insuficiência. “Somos a maioria e quando dermos conta de tal, outro galo cantará em Portugal!”, disse-me o meu querido e já saudoso amigo e companheiro, Zé Mário.

Vítor Colaço Santos, Areias

José Mário Branco II

José Mário Monteiro Guedes Branco é um nome luminoso do movimento revolucionário português. Em resistir é vencer cantou a solidariedade, a amizade e a procura de melhores condições de vida para o povo português. O autor de Ser solidário aproximou  a música popular portuguesa à música de intervenção .Cada vez é mais necessária a intervenção cívica pela democracia e a liberdade. Quando a extrema-direita cresce na Europa, honremos José Mário Branco, cantando:”Ser solidário, sim, por sobre a morte/Que depois dela só o tempo é forte/E a morte nunca o tempo a redime/Mas sim  o amor dos homens que se exprime”

Ademar Costa, Póvoa de Varzim

José Mário Branco III

Acabamos de saber da triste notícia de que José Mário Branco (1942-2019) partiu para lá da dimensão que todos nós conhecemos. Partiu inopinadamente, mas avisando-nos de “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”, deixando-nos já com eternas saudades.

Durante a sua carreira de músico, compositor e cantor/trovador de intervenção foi com grande “Inquietação” que absorveu a “Canção da Paciência” e, num “Agora”, mergulhou em “Canto dos Torna-Viagem”, para nos brindar com “Eu Vim de Longe, Eu Vou Pra Longe”, em “A Nau de António Faria”, nos tempos da “Moda do Entrudo”. E indo para “A Proa”, fez-nos “Queixas das Almas Jovens Censuradas”, dizendo-nos que “O País Vai de Carrinho”, enquanto pedia “Casa Comigo Marta”, para de seguida entrar na “Década de Salomé”.

Então, “O Canarinho” cantou “Que Força é Essa”, enquanto com as “Galinhas do Mato”, assim desabafou: “Qual é a Tua, ó Meu”, para depois dizer “Eu Dizia” e cantar “Eu vi este Povo a lutar”, e, de seguida, trautear a “Canção do Medo”.

E, saltando de tema em tema do seu longo repertório, quedemo-nos finalmente em “Nevoeiro”, no qual, sem sebastianismos salvadores, só nos resta as saudades, que já são muitas, deste nosso cantautor da Liberdade.

José Amaral, Vila Nova de Gaia

Sugerir correcção
Comentar