Partidos sem propostas sobre casamentos infantis, que quase duplicaram em quatro anos

Actualmente, pode casar-se em Portugal com 16 anos, desde que se tenha autorização dos pais. A ONU recomendou o aumento da idade mínima do casamento para os 18 anos, mas a lei mantém-se igual – e não faz parte dos planos dos principais partidos alterá-la.

Foto
Casaram-se no ano passado 153 pessoas com menos de 18 anos rachael crowe

Manuela Andrade tinha 17 anos quando se casou. “E foi porque o meu pai não me deixou casar aos 16”, diz, confiante, ao PÚBLICO. Aconteceu em 1976, uma altura em que, não sendo “comum” casar tão cedo, o número de casamentos antes da maioridade era superior ao actual. Casaram-se no ano passado 153 pessoas com menos de 18 anos (casamento infantil, segundo a definição da ONU) e celebraram-se pelo menos 113 casamentos em que pelo menos um dos cônjuges era menor de idade. Em 2014, apenas quatro anos antes, foram 63 casamentos — o número mais baixo dos últimos 20 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários