Ex-deputado João Portugal é candidato a presidente do PS-Coimbra

João Portugal afirmou que a sua candidatura “não é contra ninguém” e destacou, entre outros objectivos, a existência de uma “agenda clara em defesa das bandeiras do distrito de Coimbra, do litoral ao interior”, território que no texto aos militantes define como “marcadamente multifacetado”.

Foto
Coimbra Paulo Pimenta

O ex-deputado e antigo vereador da Câmara da Figueira da Foz, João Portugal, é candidato anunciado a presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista (PS), nas eleições que deverão decorrer nos primeiros meses de 2020. O PÚBLICO já havia dado conta dessa possibilidade.

Em declarações à agência Lusa, João Portugal confirmou a candidatura, que, sob o lema “Mobilizar o PS - Confiança no Futuro”, estreou há dias uma página própria na rede social Facebook, através da qual o candidato se dirige aos militantes justificando a candidatura “face à necessidade de dar um novo rumo” à estrutura distrital socialista.

“O tempo que vivemos exige, de todos e cada um de nós, uma atitude diferente relativamente ao funcionamento da nossa Federação e à imperiosa necessidade da sua credibilização interna e externa”, afirma João Portugal.

“Candidato-me com o objectivo de construir uma Federação mais próxima dos militantes, mais respeitadora das estruturas, e que rompa, de uma vez por todas, com as práticas centralizadoras de exercício de poder a que temos assistido nos últimos anos”, argumenta o candidato, que actualmente lidera a bancada do PS na Assembleia Municipal da Figueira da Foz.

À Lusa, João Portugal afirmou que a sua candidatura “não é contra ninguém” e destacou, entre outros objectivos, a existência de uma “agenda clara em defesa das bandeiras do distrito de Coimbra, do litoral ao interior”, território que no texto aos militantes define como “marcadamente multifacetado”.

Na carta, o candidato à Federação do PS refere que o distrito de Coimbra “apresenta múltiplos desafios e oportunidades”, e que é um território que necessita de uma estratégia que “diferencie e capitalize esta diversidade e que tenha como objectivo a redução das assimetrias e o reforço da coesão territorial.

Caso seja eleito, João Portugal promete a imediata criação de um “fórum de reflexão e trabalho político”, envolvendo autarcas, deputados, dirigentes socialistas, militantes e simpatizantes “com o desígnio de criar um caderno de encargos que dê resposta às necessidades e expectativas dos cidadãos” de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar