TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Considerado um dos maiores comediantes portugueses, o actor, que morreu há uma década, é nome de avião a partir desta quinta-feira, Dia Mundial da Televisão.

Fotogaleria
Raul Solnado em três momentos Dulce Fernandes
,Miguel Gila
Fotogaleria
Raul Solnado, aqui com Pelé n' A Visita da Cornélia em 1977 MANUEL MOURA / LUSA
Raul Solnado
Fotogaleria
Raul Solnado em 2001 na peça de teatro "O Magnífico Reitor" MIGUEL SILVA

Depois de homenagear Jorge de Sena, Agustina Bessa-Luís, Carlos Paredes ou Zé Pedro, a TAP escolheu outro nome das artes para baptizar um dos seus novos aviões: um dos novos aparelhos da companhia recebe o nome de Raul Solnado.

O actor que, como se escrevia no PÚBLICO, reinventou o humor num país cinzento, morreu a 8 de Agosto de 2009. Pouco mais de uma década depois chega o tributo em forma de avião, com a presença de amigos e familiares do artista (a neta Joana Solnado, que “seguiu as pisadas do avô” e é actriz; os filhos de Solnado, Renato e Mikkel) na sessão de homenagem e baptismo – quinta-feira, 15h30 – no hangar 6 da TAP no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. 

PÚBLICO - A neta Joana Solnado no "Avião Raul Solnado" da TAP durante a cerimónia de baptismo
A neta Joana Solnado no "Avião Raul Solnado" da TAP durante a cerimónia de baptismo DR
PÚBLICO - O "Avião Raul Solnado da TAP" na cerimónia de baptismo
O "Avião Raul Solnado da TAP" na cerimónia de baptismo DR
PÚBLICO - A cerimónia de baptismo do "Avião Raul Solnado" da TAP
A cerimónia de baptismo do "Avião Raul Solnado" da TAP DR
PÚBLICO - A neta Joana Solnado durante a cerimónia de baptismo do "Avião Raul Solnado" da TAP
A neta Joana Solnado durante a cerimónia de baptismo do "Avião Raul Solnado" da TAP DR
Fotogaleria
DR

Raul Solnado, nascido há 90 anos em Lisboa (a 19 de Outubro de 1929), estreou-se ainda jovem nos palcos, aos 18 anos, como actor amador. Foi o início de uma longa carreira que o tornaria uma das figuras mais populares do teatro, da rádio e da televisão – onde fez história em programas como A Visita da Cornélia ou Zip Zip.

Sempre de mão dada com a comédia, protagonizou momentos geniais como os quadros “A história da minha vida” ou a sua adaptação d’ “A Guerra de 1908” ("Tá lá, é do inimigo?”). Entre as distinções que recebeu conta-se a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2004.

A cerimónia da TAP decorre no Dia Mundial da Televisão, lembrando a companhia que esta será uma “homenagem a um dos maiores ícones da televisão portuguesa”. 

No convite, a TAP refere-se ao aparelho como o “Avião Raul Solnado”. Quantas piadas não faria o mestre da comédia ao ver-se tornado avião? “O segredo de Raul é não rir dos outros, mas com os outros, e muitas vezes, fazer os outros rirem-se de si...”, escrevia-se no PÚBLICO em 2009 a abrir uma entrevista ao actor: “Podiochamá-lo?”

(Artigo actualizado a 21/11/2019 com fotos da cerimónia de baptismo)